Os Jedi são um dos elementos mais famosos do universo de Star Wars, um grupo de guerreiros sensíveis à Força que se dedicam a combater o mal na galáxia e a trazer equilíbrio à Força. De modo geral, os Jedi são os mocinhos da saga.

Desde que o primeiro filme da saga foi lançado nas telonas em 1977, cada nova obra adicionou mais Jedi à Ordem. E embora a trilogia original tenha sido limitada nesse aspecto – devido ao fato de os Jedi estarem praticamente extintos, o número de Jedi aumentou drasticamente durante a trilogia prequela.

Quais são todos os personagens Jedi que existem em Star Wars?

A ordem de protetores da paz e da justiça na República Galáctica conta com diversos membros, especialmente na Velha República e Nova Ordem dos Jedi. Abaixo estão os detalhes sobre alguns dos heróis mais importantes da galáxia: 

Obi-Wan Kenobi

Obi-Wan Kenobi via Lucasfilm/divulgação
Obi-Wan Kenobi via Lucasfilm/divulgação

Obi-Wan “Ben” Kenobi é o primeiro Jedi apresentado na saga, aparecendo no filme Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977). Durante seu exílio, o famoso Mestre Jedi desempenhou um papel fundamental no destino da galáxia durante os últimos dias da República Galáctica. 

Ainda que, posteriormente, ele tenha se sacrificado em um combate contra Darth Vader, sua coragem, lealdade e dedicação à Ordem fazem dele um grande herói  – e mestre de dois dos mais famosos Jedi, Anakin e Luke Skywalker.

Qui-Gon Jinn 

Qui-Gon Jinn via Lucasfilm/divulgação
Qui-Gon Jinn via Lucasfilm/divulgação

Qui-Gon Jinn foi um Mestre Jedi pouco ortodoxo – ele valorizava mais a adoção da Força Viva do que a adesão estrita à tradição. Foi morto por Darth Maul em Naboo, mas foi capaz de preservar sua consciência após a morte, posteriormente guiando Yoda e Obi-Wan Kenobi. Sua primeira aparição aconteceu em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999).

Anakin Skywalker

Anakin Skywalker via Lucasfilm/divulgação
Anakin Skywalker via Lucasfilm/divulgação

Anakin Skywalker também teve sua primeira aparição em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança. Ele foi um lendário Cavaleiro Jedi e herói na Guerra dos Clones antes de ir para o Lado Negro e se tornar Darth Vader. 

Ainda criança, Anakin Skywalker é sensível à força e conhece Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi, sendo recrutado para a Ordem Jedi e treinado por Kenobi, conforme o desejo de Qui-Gon.

Mace Windu

Mace Windu via Lucasfilm/divulgação
Mace Windu via Lucasfilm/divulgação

Durante a Guerra dos Clones, Mace Windu, portador do sabre de luz roxo, era o membro mais experiente do Conselho Jedi, além de Yoda. Durante os dias sombrios da República, ele foi o maior defensor da Ordem Jedi e de suas antigas tradições.

Sua primeira aparição foi em Guerra nas Estrelas: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999), e ele provavelmente morreu no terceiro episódio, quando Anakin cortou sua mão e Palpatine o atirou pela janela.

Yoda

Yoda Lucasfilm/divulgação
Yoda Lucasfilm/divulgação

Yoda é um dos mais poderosos Mestres Jedi que já existiu. Conhecido principalmente por seu padrão de fala diferenciado, ele treinou Jedi por mais de 500 anos e é considerado um dos mestres mais sábios que já existiram. Na trilogia prequela, Yoda é visto como um sábio mentor, frequentemente ensinando e dando conselhos. 

No Episódio I – A Ameaça Fantasma, ele dá permissão a Obi-Wan Kenobi para treinar Anakin Skywalker após a morte de Qui-Gon Jinn, prevendo que o jovem causaria grandes problemas. A primeira aparição de Yoda na trilogia original é no Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980), no qual ele atua como mentor de Luke Skywalker. 

Kit Fisto 

Kit Fisto Lucasfilm/divulgação
Kit Fisto Lucasfilm/divulgação

Kit Fisto foi um sábio Mestre Jedi que lutou na Guerra dos Clones e acabou entrando para o Alto Conselho Jedi. Ele foi morto ao lado de outros Mestres Jedi em Coruscant enquanto tentava prender Darth Sidious. Kit Fisto apareceu pela primeira vez no Episódio II – Ataque dos Clones (2002).

Luminara Unduli 

Luminara Unduli Lucasfilm/divulgação
Luminara Unduli via Lucasfilm/divulgação

Luminara Unduli teve sua primeira aparição em Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005). Ela foi uma Mestre Jedi durante os últimos dias da Ordem Jedi. No final da guerra, Unduli lutou na Batalha de Kashyyyk, e então foi presa e executada pelo Grande Inquisidor.

Ki-Adi-Mundi 

Ki-Adi-Mundi via Lucasfilm/divulgação
Ki-Adi-Mundi via Lucasfilm/divulgação

Ki-Adi-Mundi foi um Mestre Jedi que serviu no Alto Conselho e desempenhou um papel importante em várias batalhas durante a Guerra dos Clones, tornando-se um General Jedi. Sua primeira aparição foi no Episódio I – A Ameaça Fantasma, e sua morte aconteceu pelas mãos de Mygeeto.

Shaak Ti 

Shaak Ti via Lucasfilm/divulgaçãoShaak Ti via Lucasfilm/divulgação
Shaak Ti via Lucasfilm/divulgação

Shaak Ti foi membro do Conselho e comandante durante as guerras, dirigindo o treinamento das em Kamino por algum tempo. Ela era uma grande guerreira, e uma seguidora fiel dos ensinamentos Jedi. Ti  apareceu pela primeira vez no Episódio II – Ataque dos Clones, e foi morta por Anakin Skywalker no cerco ao Templo Jedi durante o Grande Expurgo Jedi.

Plo Koon 

Plo Koon via Lucasfilm/divulgação
Plo Koon via Lucasfilm/divulgação

A primeira aparição de Plo Koon, mestre Jedi e membro do Alto Conselho Jedi durante os últimos anos da República Galáctica, foi no Episódio I – A Ameaça Fantasma. Durante a guerra, ele liderou seu batalhão em várias operações difíceis e, devido à sua fisiologia Kel Dor, precisava usar uma máscara quando estava em ambientes com oxigênio. Koon foi morto em seu interceptador por um piloto clone, quando seu caça explodiu e caiu.

Eeth Koth 

Eeth Koth via Lucasfilm/divulgação
Eeth Koth via Lucasfilm/divulgação

Eeth Koth teve sua primeira aparição na saga durante o Episódio I – A Ameaça Fantasma. Ele serviu no Alto Conselho Jedi durante os últimos anos da República Galáctica, e durante a Guerra dos Clones ele serviu como General Jedi. Koth, eventualmente, foi morto por Darth Vader no Episódio II – Ataque dos Clones.

Yarael Poof 

Yarael Poof via Lucasfilm/divulgação
Yarael Poof via Lucasfilm/divulgação

Yarael Poof, um Mestre Jedi Quermiano, é conhecido por seu pescoço excepcionalmente longo, dois cérebros e um par extra de braços – mas também pelo seu domínio de truques mentais e ilusões Jedi. Ele fez parte do Alto Conselho Jedi durante a Era da Alta República e os últimos anos da República Galáctica. Sua primeira aparição aconteceu durante o Episódio I – A Ameaça Fantasma, e ele foi morto pouco antes do início da Guerra dos Clones.

Saesee Tiin

Saesee Tiin via Lucasfilm/divulgação
Saesee Tiin via Lucasfilm/divulgação

Saesee Tiin, cuja primeira aparição aconteceu no Episódio I – A Ameaça Fantasma, foi um Mestre Jedi que serviu no Alto Conselho durante os últimos anos da República Galáctica. Tiin serviu como General Jedi do Grande Exército da República durante a Guerra dos Clones, e era um grande piloto de caça. Saesee Tiin foi morto quando ele e três outros Mestres Jedi tentaram prender Darth Sidious.

Luke Skywalker 

Luke Skywalker via Lucasfilm/divulgação

Provavelmente, o mais famoso de todos os personagens Jedi de Star Wars é Luke Skywalker. Contudo, tanto os Mestres Jedi quanto os Lordes Sith deixaram claro que Luke não se tornou um Jedi de verdade até o final da trilogia original. 

Luke herdou a sensibilidade à Força de seu pai, mas não sabia de suas verdadeiras origens até conhecer Obi-Wan Kenobi, quando foi exposto à Força pelo Jedi experiente. Ele então se torna um cavaleiro brilhante, um herói da Aliança Rebelde, e a única pessoa que poderia tirar Anakin Skywalker do lado sombrio da Força.

Sua primeira aparição acontece em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977) e, embora Luke morra no final de Os Últimos Jedi, ele retorna como um espírito da Força em Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker (2019).

Leia Organa 

Leia Organa via Lucasfilm/divulgação
Leia Organa via Lucasfilm/divulgação

Por fim, embora a trilogia sequela tenha mostrado que Leia tinha certas habilidades com a Força, o Episódio IX – A Ascensão Skywalker confirmou que ela havia treinado como Jedi, mas se recusou a, de fato, ser uma Jedi.

Sua primeira aparição também acontece em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, e sua morte ocorre no Episódio IX – A Ascensão Skywalker, quando Leia usa a Força com uma intensidade acentuada para alcançar seu filho do outro lado da galáxia.