O mercado de smartphones teve uma surpresa e atingiu o pico mais baixo em uma década. O cenário de queda já é notado há algum tempo e está prejudicando as principais empresas do setor, como a Apple e a Samsung, que apresentaram arrecadação menor do que o esperado. Enquanto isso, novos lançamentos e vendas globais podem dar uma esperança, ao mesmo tempo que outras companhias, como a chinesa Huawei, estão usando essa desaceleração para crescer.

Mercado de smartphones em queda

De acordo com dados da Counterpoint Reserach obtidos pela Reuters, o mercado global de smartphones se retraiu em 8% no terceiro trimestre deste ano. Isso é o pico mais baixo em uma década.

Segundo o site, um dos motivos para isso é a demanda moderada por esses aparelhos vindos de grandes marcas em mercados desenvolvidos. Isso porque os números das principais empresas do setor (Apple, Samsung, Xiaomi, Oppo e Vivo) vêm caindo nos últimos três anos.

Dados do relatório mostram que, dentro dos 8% de queda geral, as vendas Apple no trimestre caíram em 8% e da Samsung, em 13%.

Apple iPhone 15 Pro (128 GB) — Titânio Azul
iPhone 15 pode estimular mercado de smartphones a sair do período de quedas (Foto: Apple/Divulgação)

Pontos positivos