Mais que um novo recurso do maior aplicativo de conversas do mundo, a inteligência artificial do WhatsApp pode manter conversas agradáveis, responder dúvidas, transcrever áudios e até criar imagens. Mas será que a LuzIA é mesmo confiável?

Para responder essa pergunta, preparamos algumas informações importantes para você entender como a ferramenta funciona, para que serve e quais tecnologias foram reunidas para dar origem a todas as tarefas que ela foi programada para fazer. Confira!

Leia mais

Luzia: como funciona?

Antes de mais nada, veja como fazer para usar a Luzia em aplicativo WhatsApp. Primeiro, saiba que a ferramenta está disponível gratuitamente para qualquer pessoa que tenha o WhatsApp instalado no celular.
Para começar a usar a LuzIA basta adicionar o número 55 11 97255-3036 e iniciar uma conversa com ela pelo Whatsapp. Após isso, a primeira resposta da IA será um link com termo de permissão que você poderá abrir e ler, antes de continuar a conversa.

Luzia: para que serve?

Como já mencionamos acima, a LuzIA serve para responder perguntas, transcrever áudios e até criar imagens. Ou seja, basicamente a ferramenta funciona para acessarmos chatbots de forma mais fácil, sem precisar abrir o computador. Basta apenas começar uma conversa com a LuzIA.

Entre outras coisas, no próprio site da IA você pode descobrir as diversas maneiras de usá-la, como, por exemplo:

• Um guia para os estudos;
• Aprender um idioma de forma mais fácil;
• Melhorar um e-mail;
• Otimizar um texto;
• Entretenimento.

De quais tecnologias a LuzIA é feita?

A partir de agora, vamos ver os principais indícios que podem apontar se a LuzIA é confiável ou não. Para começar, a ferramenta usa o GPT-3.5 para interpretar as perguntas e formar as respostas aos usuários.

Além do ChatGPT da OpenAI, ela utiliza o Whisper para entender os áudios. Na criação de imagens, ela utiliza o Stable Diffusion, da Stability AI.

Com as informações acima, vamos entender se a LuzIA é confiável ou não.

Afinal, a inteligência artificial LuzIA é confiável?

Como vimos, a ferramenta é baseada praticamente no ChatGPT, uma inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI e projetada para fornecer informações usando uma gama de dados disponíveis na internet.

Dessa forma, a confiabilidade de suas respostas pode variar, já que o ChatGPT não possui conhecimento atualizado além de setembro de 2021, ficando desfavorecido de informações contextuais de anos anteriores.

Portanto, assim como o ChatGPT, para validar informações obtidas através de conversas da LuzIA, busque fontes confiáveis adicionais para confirmar alguns assuntos que você queira saber.

Sobre a qualidade de entrega dos textos, fizemos um pequeno teste rápido com a ferramenta e descobrimos que ela funciona muito bem em português. A LuzIA mantém um tom amigável e cordial e suas respostas sempre são coerentes, embora com pouca profundidade, o que é bem comum neste tipo de IA.