Após um período desafiador, o setor de chips de memória vislumbra uma nova era de recuperação graças ao avanço da inteligência artificial (IA) em todo o mundo. Enquanto os preços começam a sinalizar uma modesta recuperação, gigantes como Samsung e SK Hynix colhem os frutos do boom da IA.

Para quem tem pressa:

O começo da recuperação

Os preços dos chips de memória caíram mais da metade desde o pico do ano passado, devido a um acúmulo massivo de estoques após a demanda explosiva da era da pandemia ter diminuído em 2022. No entanto, os preços finalmente parecem estar prontos para uma modesta recuperação.

A Nomura, por exemplo, espera que os preços tanto para DRAM, usado como memória principal, quanto para NAND, usado em armazenamento, subam de 10% a 15% no quarto trimestre. Os fabricantes de chips reduziram significativamente a produção.

Isso indica dias melhores para fabricantes de chips de memória, como a sul-coreana Samsung e a SK Hynix. Em um relatório de resultados preliminar na semana passada, a Samsung informou que seu lucro operacional no terceiro trimestre caiu 78% em relação ao ano anterior. No entanto, triplicou em relação ao trimestre anterior.

Embora smartphones e displays provavelmente tenham impulsionado grande parte do aumento do lucro, as perdas nos negócios de memória da Samsung provavelmente também diminuíram. A Samsung apresentará seus resultados detalhados ainda este mês. Os sinais de recuperação não passaram despercebidos pelos investidores. As ações da Samsung subiram 22% este ano, enquanto as da SK Hynix aumentaram 65%.

Demanda x preços

Embora os cortes na produção tenham estabilizado os preços dos chips de memória, a demanda, especialmente por dispositivos de consumo, continua relativamente fraca. Isso ainda pode pressionar as margens a curto prazo, já que muita capacidade de produção não está sendo totalmente utilizada.

No entanto, um novo motor de demanda está surgindo rapidamente, graças ao boom da inteligência artificial. Fabricantes de chips de IA, como a Nvidia, estão utilizando um tipo de DRAM chamado “high bandwidth memory” (HBM), que permite transferências de dados muito mais rápidas. A empresa de pesquisa TrendForce espera que a demanda global por HBM cresça 60% ao ano em 2023 e mais 30% no ano seguinte.

Atualmente, a SK Hynix é a única opção para a geração mais avançada de chips HBM, o que explica o aumento de suas ações. No entanto, a Samsung provavelmente começará a ganhar uma fatia maior desse mercado em breve, com seus próprios chips HBM de última geração. Se as ações da Samsung começarem a se comportar mais como as da Hynix, isso representará um significativo aumento.

E o preço mais alto do HBM poderá impulsionar as margens de lucro. O Goldman Sachs espera que o HBM represente 15% da receita de DRAM da SK Hynix e 10% da receita da Samsung no próximo ano.

Os gigantes dos chips de memória, como a Samsung e a SK Hynix, não receberão o mesmo impulso da inteligência artificial que a Nvidia, mas estão sendo puxados pelo trem-bala da IA da mesma forma. Aproveitar o ciclo de baixa dos preços dos chips de memória agora, em vez de mais tarde, pode se revelar uma estratégia sábia.