No último sábado (14), um fenômeno raro pôde ser observado nas Américas: o eclipse anular. Durante esse evento astronômico, a Lua se posicionou de modo a bloquear o centro do Sol, fazendo com que a estrela aparecesse como um anel de fogo no céu.

O eclipse foi registrado também por satélites de observação terrestre, como o GOES-East e GOES-West da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA).

Imagens de satélite do “anel de fogo”

Abaixo, veja a imagem feita pelo satélite GOES-16 abrangendo todo o planeta:

Uma das características marcantes desse eclipse anular foi a maneira como a sombra da Lua passou diagonalmente da parte superior esquerda para a inferior direita da Terra. Foi um espetáculo visual impressionante, que encantou observadores em diversas regiões do continente americano.

Abaixo, veja as imagens do GOES-West, que mostra o eclipse anular indo dos EUA para a América do Sul:

Mais eclipses vêm por aí

Vale ressaltar que esse eclipse anular serviu como aquecimento para outros dois grandes eventos: ainda em outubro, teremos um eclipse parcial da Lua.

Porém, um evento ainda mais extraordinário ocorrerá nos Estados Unidos em 8 de abril de 2024: o eclipse solar total. Durante essa ocasião, a Lua irá obscurecer completamente o Sol, proporcionando espetáculo único para os observadores. Ele percorrerá o México, Texas, Nordeste dos EUA e Canadá.