Não se sabe exatamente o porquê, mas o voo baixo de um helicóptero sobre uma fazenda de crocodilos na Austrália despertou um verdadeiro frenesi sexual nos animais, que começaram a acasalar incessantemente com a passagem do veículo no céu.
Para quem tem pressa:

“Todos os machos grandes se levantaram, rugiram e gritaram para o céu, e depois que o helicóptero partiu, eles acasalaram como loucos”, disse John Lever, proprietário da Koorana Crocodile Farm, em Queensland, à ABC. A fazenda tem cerca de três mil crocodilos, que Lever cria para exploração da carne e couro e como atração turística.
É primavera na Austrália: época de acasalamento dos crocodilos
Outubro e novembro são meses de primavera na Austrália, um período típico de acasalamento para os crocodilos de água salgada (Crocodylus porosus) do país. Esta é uma estação chuvosa, quando tempestades são comuns. Então, especialistas suspeitam que os animais podem ter confundido o som do helicóptero com uma tempestade.
“Normalmente, o acasalamento é uma coisa sazonal porque os crocodilos querem coincidir com o melhor momento para colocar seus ovos em uma toca ou ninho”, disse o herpetólogo Mark O’Shea, da Universidade de Wolverhampton, ao site Live Science.
O acasalamento durante a estação tempestuosa significa que, quando as fêmeas puserem seus ovos semanas depois, o clima será menos severo, então os ovos terão um risco menor de se perder em uma inundação, e a prole é mais propensa a eclodir em condições mais moderadas.
Duas teorias sobre a influência do helicóptero nos machos
Assim, o barulho e as vibrações do helicóptero podem ter sinalizado para os crocodilos machos que era hora de agir. O movimento das hélices também pode ter causado mudanças na pressão barométrica semelhantes a uma tempestade.

Isso porque os crocodilos são dotados de órgãos multissensoriais chamados órgãos sensoriais tegumentares (ISOs), que são usados para detectar mudanças no ambiente, como movimentos na água, pressão atmosférica e sons em frequências extremamente baixas.
Segundo O’Shea, outra teoria é que os crocodilos podem ter confundido o som dos poderosos rotores do helicóptero com outros machos concorrentes procurando parceiras.
Seja qual for a causa, após essa verdadeira orgia provocada pela passagem do veículo sobre a fazenda, as fêmeas vão começar a fazer ninhos para seus ovos. Usando solo e vegetação em decomposição, elas criam montes onde dezenas de ovos ficam incubados durante três meses, sendo agressivamente protegidos pelas mães.
Fonte: Olhar Digital
Comentários