O Stella Terra é um pequeno e ágil carro de dois lugares pronto para aventuras off-road. O veículo movido a energia solar completou um desafio e tanto: viajar 1.000 km combinando um trajeto inicial no Marrocos até parte do deserto do Saara sem parar para carregar.
Os designers por trás do projeto dizem que para conseguir o impressionante alcance, o carro precisou ser leve e o mais aerodinâmico possível, tudo isso sem deixar de lado a capacidade de superar terrenos difíceis.
Como funciona o carro solar?
Curiosamente, o veículo verde-oliva foi uma criação de estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda. “O Stella Terra deve resistir às duras condições off-road, mantendo-se eficiente e leve o suficiente para ser alimentado pelo sol. Por isso tivemos que projetar quase tudo nós mesmos, desde a suspensão até os inversores dos painéis solares”, disse o gerente da equipe Wisse Bose ao Electrek.
“O carro era realmente muito confortável em condições off-road, pois é muito leve e não fica preso”, acrescentou Bose. “Esperamos que possa servir de inspiração para fabricantes como a Land Rover e a BMW para uma indústria mais sustentável.”
Vale ressaltar que se trata de projeto sem fins lucrativos, ou seja, não há expectativa de fabricar ou vender o carro solar. Os custos totais investidos na ideia não foram divulgados.
Fonte: Olhar Digital
Comentários