O Google disse que protegerá clientes que usam seus produtos de inteligência artificial caso sofram alguma acusação de violação de direitos autorais.

O que você precisa saber

Se você for contestado por motivos de direitos autorais, assumiremos a responsabilidade pelos possíveis riscos legais envolvidos (…) Independentemente dos dados de treinamento subjacentes a todos os nossos serviços, o Google indenizará você.

Google.

Com isso, o Google se junta a outras big techs que tomaram medidas parecidas, como lembra o The Verge

Em setembro, a Microsoft disse que ajudaria a proteger seus clientes corporativos acusados de violação de direitos autorais por usar o Copilot, sua ferramenta de IA generativa. 

De forma semelhante, a Adobe informou que protegerá seus clientes de reivindicações por propriedade intelectual, privacidade e direitos de publicidade.

O Google

A medida é especialmente útil para quem usa serviços que utilizam inteligência artificial de alguma forma, como suas plataformas Vetex AI e Duet AI, capazes de gerar textos e imagens através do Google Workspace e Cloud.

Vale mencionar que o Bard, chatbot de IA da empresa, não é mencionado como uma das ferramentas cobertas pela proteção contra violação de direitos autorais.

Indenização por resultados gerados

A empresa lista todos os aplicativos e ferramentas que estão protegidos pela indenização de resultados gerados: