O mercado global de smartphones registrou volumes de venda em queda de 8% em relação ao ano anterior no terceiro trimestre de 2023, marcando o nono trimestre consecutivo de declínio. Mas o mercado cresceu 2% em relação ao trimestre anterior, de acordo com as últimas pesquisas do serviço Market Pulse da Counterpoint.

A queda anual nos volumes foi amplamente atribuída à recuperação mais lenta do que o esperado na demanda do consumidor. No entanto, o crescimento trimestral, especialmente o desempenho positivo em setembro, apesar de uma semana a menos de vendas dos novos iPhones, é um sinal de boas notícias no horizonte.

Samsung no topo

smartphones
Imagem: Counterpoint

Recuperação no Oriente Médio e África

No terceiro trimestre, todas essas marcas trabalharam para fortalecer suas posições em mercados-chave, como China e Índia, enquanto continuaram a reduzir os esforços de expansão nos mercados internacionais.

HONOR, Huawei e o Grupo Transsion ganharam participação e foram algumas das únicas marcas a registrar crescimento em relação ao ano anterior no terceiro trimestre. O crescimento da Huawei foi impulsionado pelo lançamento da série Mate 60 na China, enquanto o crescimento da HONOR foi liderado pelo desempenho sólido no exterior. As marcas da Transsion continuaram a expandir enquanto se beneficiavam da recuperação do mercado do Oriente Médio e África.

Tal região foi a única a registrar crescimento em relação ao ano anterior no terceiro trimestre, devido às melhorias nos indicadores macroeconômicos. A maioria dos mercados desenvolvidos, como América do Norte, Europa Ocidental e Coreia do Sul, registrou declínios acentuados. No entanto, espera-se que a maioria dos mercados desenvolvidos cresça no quarto trimestre, em grande parte devido ao efeito retardado do lançamento do iPhone.

Previsões do mercado

Após um setembro forte, espera-se que o momentum continue até o final do ano, começando com o impacto total da série iPhone 15, juntamente com a chegada da temporada festiva na Índia, seguida pelo evento de vendas do 11.11 na China e encerrando com as promoções de smartphones no Natal e de fim de ano em diversas regiões. No quarto trimestre de 2023, espera-se que o mercado interrompa sua série de declínios em relação ao ano anterior.

No entanto, prevê-se que o mercado diminua ao longo de todo o ano de 2023, atingindo seu nível mais baixo em uma década, principalmente devido a uma mudança nos padrões de substituição de dispositivos, particularmente nos mercados desenvolvidos. Notavelmente, a recuperação dos mercados emergentes antes do mercado global e o crescimento de marcas fora do top cinco indicam as dinâmicas e oportunidades em evolução no mercado global de smartphones.