A palavra “pixel” é a abreviação de “picture element“, ou elemento de imagem, por ser a unidade básica de cor programável – tanto em uma imagem digital quanto em um monitor de computador ou tela de celular.
Ou seja, o pixel é o menor ponto que compõe uma determinada imagem. Para observar seu funcionamento em um monitor, por exemplo, basta tirar uma foto da tela do computador e dar zoom – exibindo então a imagem dividida em pixels.
O que é e para que serve um pixel?
Para constituir uma imagem ou vídeo na tela dos dispositivos, milhões de pixels dispostos em grade são necessários. Cada pixel tem um endereço único na programação e abrange um subpixel que emite cor vermelha, verde e azul (RGB).
A cor de cada pixel é exibida em diferentes intensidades para produzir a variação de cores vista na tela e, para que essa variação ocorra, até três bytes de dados são alocados para especificar a cor de um pixel – logo, um byte para cada componente principal de cor.
Por sua vez, o número de pixels de uma tela é calculado pela multiplicação das medidas de pixels horizontais e verticais. Por exemplo, o HD (1080p) tem 1.920 pixels horizontais e 1.080 pixels verticais, o que totaliza 2.073.600 pixels. Enquanto isso, uma resolução de vídeo 4K, por exemplo, tem quatro vezes mais pixels do que a definição HD.
É esse número que determina a resolução de um monitor de computador ou tela de TV e, geralmente, quanto mais pixels, mais clara e nítida é a exibição da tela. A imagem abaixo é um exemplo observável de pixels em uma tela LCD:
Quando se trata de imagens propriamente ditas, os pixels são a menor unidade de informação nela contida. Como você pode ver no exemplo abaixo, onde a foto da folha está ampliada em 1600%, cada um dos blocos coloridos é um único pixel:
O tamanho físico de um pixel depende da resolução definida para a tela. Se a tela estiver definida com a resolução máxima, o tamanho físico de um pixel será igual ao tamanho do ponto final de um dispositivo. Em uma definição geral, um pixel “físico” tem 0,26 mm.
Um pixel morto é aquele que não consegue mudar de cor para produzir uma imagem. Ou seja, independente da imagem que estiver sendo exibida, um pixel morto permanecerá preto.
Enquanto o DPI (Dots per Inch, ou Pontos por Polegada) é o número de pontos impressos por polegada em uma imagem física, o pixel corresponde apenas à imagem digital. Em ambos os casos, a densidade de pontos e pixels é o que garante a nitidez da imagem.
Fonte: Olhar Digital
Comentários