Os empreendedores de pequenas e médias empresas (PMEs) continuam apostando nas redes sociais para se destacar na Black Friday. Para você ter uma ideia, 86% planejam usar o Instagram como canal de divulgação de promoções em 2023.

Para quem tem pressa:

Para efeito de comparação, 54% dos lojistas usaram a rede social para divulgar suas ofertas na Black Friday de 2022. Essas porcentagens fazem parte da pesquisa “Aquecimento Black Friday 2023” realizada pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais.

As redes sociais são grandes aliadas dos empreendedores pois reúnem construção de marca, vitrine de produtos, atendimento ao cliente, interação com o público e possibilidades de integração com a loja online no mesmo lugar e de forma gratuita, ainda tendo espaço para promoções pagas iniciando com baixos investimentos. O aumento do uso delas é reflexo do amadurecimento das PMEs e da solidificação do e-commerce no Brasil.

Mylena Gama, gerente sênior de estratégia de marca para a América Latina na Nuvemshop

A pesquisa foi realizada em cima de uma amostra da base de pequenos e médios empreendedores online da Nuvemshop durante agosto de 2023.

Black Friday: divulgação na internet

Black Friday como não cair na “Black Fraude”
(Imagem: ComicSans/Shutterstock)

Outras ferramentas e estratégias de divulgação também aparecem no levantamento da Nuvemshop. Veja abaixo:

O levantamento também mostra quais as principais estratégias de vendas que as PMEs estão planejando para a Black Friday de 2023.

Cerca de 58% dos empreendedores oferecerão cupom de desconto para produtos no site e 56,5% darão descontos em produtos selecionados na loja online.

Outras ações utilizadas pelos lojistas serão: brindes (34,5%), kits de produtos com desconto (31,5%) e frete grátis para todo o Brasil (27,5%). Além disso, 17.5% das PMEs oferecerão entrega rápida.

A Black Friday é um período altamente competitivo e, para se destacar, as empresas precisam ser criativas e oferecer ofertas que realmente chamem a atenção dos consumidores. Descontos e brindes são ferramentas estratégicas que podem aumentar a fidelização, já que os clientes se sentem valorizados e recompensados por sua lealdade à marca, além de promover a melhor experiência de compra para os consumidores.

Mylena Gama, gerente sênior de estratégia de marca para a América Latina na Nuvemshop