Apesar de ter conquistado muitos usuários, o ChatGPT tinha uma limitação importante: o acesso a dados apenas até setembro de 2021. 

A OpenAI começou a se movimentar em março para contornar o problema e confirmou oficialmente esta semana a chegada das pesquisas em tempo real no chatbot de IA generativa — um recurso revelado no fim de setembro.

O que muda

Usuários poderão obter respostas e informações da web sem sair da página de chat da OpenAI. Imagem: Divulgação/OpenAI

A empresa começou a implementar a pesquisa na web em tempo real em maio por meio do Bing, o mecanismo de pesquisa da parceria Microsoft. O aplicativo móvel do ChatGPT recebeu o recurso primeiro no fim de junho, mas perdeu a função assim que foi descoberto que também exibia conteúdos da versão paga.

Integração com DALL-E 3

Por enquanto, o DALL-E 3 está disponível em versão beta na web e dispositivos móveis. Os usuários podem ativá-lo selecionando a opção “DALL-E 3 (Beta)” na guia GPT-4 dentro do ChatGPT.

No fim, tudo isso faz parte de um plano de expansão que fará do ChatGPT mais que um gerador baseado em texto, lidando também com áudio. No mês passado, a OpenAI liberou a possibilidade de iniciar uma conversa verbal com o chatbot.