O YouTube anunciou, nesta quarta-feira (18), duas iniciativas voltadas ao consumo de notícias na plataforma. Uma delas é uma página “imersiva” para assistir vídeos de notícias, enquanto a outra é o “Programa de Inovação Shorts para Notícias” (em tradução livre).
Para quem tem pressa:
Essas atualizações são novas maneiras de levar os usuários a se aprofundarem em notícias e apoiar os jornalistas na criação de conteúdo de notícias dinâmico, conforme escreveram os diretores Brandon Feldman e Geoff Samek (de parcerias jornalísticas e cívicas; e de gerenciamento de produto para notícias, respectivamente) no blog do YouTube.
A dupla acrescenta:
Agora, mais do que nunca, permanecemos comprometidos em conectar as pessoas a informações de alta qualidade nas quais podem confiar, especialmente em tempos de eleições, agitação e desastres naturais.
Novo espaço para notícias no YouTube
A nova página para visualização de notícias reunirá conteúdo de fontes autorizadas em vídeo sob demanda, transmissões ao vivo, podcasts e Shorts, “permitindo que os usuários se aprofundem e explorem múltiplas fontes e ângulos”, segundo os diretores do YouTube.
Para abrir a página de visualização para um tópico de notícias específico, você precisará clicar num vídeo com o ícone de jornal na página inicial ou nos resultados da pesquisa.
Essa funcionalidade será lançada ao longo do tempo para usuários do aplicativo em aproximadamente 40 países, com integração para computadores e TVs em breve, conforme informado no blog no YouTube.
Em relação ao “Programa de Inovação Shorts para Notícias”, os diretores a descreveram como uma iniciativa para fortalecer as capacidades de vídeo de curta duração das organizações de notícias por meio de subsídios financeiros e suporte especializado.
A empresa anunciou que trabalha com mais de 20 organizações em dez países, fornecendo um total de US$ 1,6 milhão de dólares (aproximadamente R$ 8 milhões) em subsídios.
Os participantes são selecionados com base em terem uma forte presença existente de vídeo de longa duração no YouTube, mas buscam melhorar e expandir sua criação de conteúdo de notícias Shorts.
Em 2024, especialistas do YouTube trabalharão com organizações de notícias, incluindo a Univision nos EUA, a AFP na França e a Mediacorp em Cingapura, na estratégia de conteúdo Shorts e nas melhores práticas de produção de vídeo.
Já vimos a cobertura inovadora que pode acontecer quando as redações investem em vídeos de curta duração. Nosso objetivo com o ‘Programa de Inovação Shorts’ é impulsionar os editores de notícias inovadores que têm interesse em adotar capacidades de notícias de curta duração, mas não tiveram os recursos para fazer isso.
Diretores Brandon Feldman e Geoff Samek (de parcerias jornalísticas e cívicas; e de gerenciamento de produto para notícias do YouTube, respectivamente)
Fonte: Olhar Digital
Comentários