A Amazon vai expandir seu programa de entrega com drones em 2024 para países como o Reino Unido e a Itália. A empresa também pretende iniciar as operações em uma nova cidade dos Estados Unidos no próximo ano.

Leia mais

Expansão das entregas da Amazon

Fachada de prédio da Amazon
Amazon está anunciando novidades no serviço de entregas via drones (Imagem: Grand Warszawski/Shutterstock)

Novo modelo de drone

Ao basear drones nesses locais e em seus maiores centros de atendimento no Reino Unido e na Itália, a Amazon diz que os clientes podem escolher entre uma gama mais ampla de itens para entregas. Até agora, a empresa tem usado centros de entrega dedicados em seus dois primeiros locais Prime Air.

Quando a opção está disponível em sua área e é adquirido um item elegível que pesa menos de cinco quilos, os clientes da Amazon podem optar por ter o produto entregue por drone. Fazem parte da iniciativa materiais de escritório e tecnologia, produtos domésticos e itens de beleza, por exemplo. De acordo com empresa, as entregas são feitas em uma hora ou menos.

Relatórios divulgados no início deste ano sugeriram que a Prime Air enfrentou desafios no início das operações, com entregas limitadas nos estados do Texas e na Califórnia. Além disso, houve corte de funcionários do programa.

A burocracia regulatória foi apontada como um dos principais motivos para os problemas. Para isso, a Amazon diz que tem “trabalhado em estreita colaboração com reguladores e governos em todo o mundo para expandir a entrega de drones”.

Para o futuro próximo, a empresa planeja começar a fazer entregas com o drone MK30, apresentado pela primeira vez em novembro do ano passado. Este modelo tem um alcance que é duas vezes maior do que os drones usados atualmente, além de contar com uma resistência maior para o calor e o frio.

O MK30 também pode operar em chuva leve. O equipamento é menor, mais leve e mais silencioso, além de ser capaz, segundo a empresa, de identificar e evitar obstáculos que estão em sua área de entrega, incluindo objetos como guindastes móveis.

Outro diferencial do drone é que, depois de decolar verticalmente, ele se orienta para o voo horizontal e com asas. Por fim, o MK30 pode entregar pacotes para pessoas que vivem em áreas suburbanas mais densamente povoadas e que possuem quintais menores para o recebimento das entregas.