Um documento de oito páginas assinado por Cristóvão Colombo foi leiloado por cerca de 4 milhões de dólares (R$ 20 milhões na conversão direta), pela casa de leilões Christie’s.
Conhecida como “De insulis nuper inventus” (das ilhas recém-descobertas), a carta descreve a topografia e as pessoas das “ilhas da Índia” — que se refere a Hispaniola (atual Haiti e República Dominicana) e outras ilhas menores.
Segundo a casa de leilões, esse documento presenciou “o primeiro frenesim mediático alguma vez visto, espalhando-se rapidamente por toda a Europa e mudando para sempre a percepção popular do tamanho, forma e possibilidades do seu mundo”.
O documento
De acordo com o El País, essa carta foi impressa em Roma cerca de 40 anos após a invenção da imprensa, Além disso, ela inclui um parágrafo introdutório que descreve Colombo como um homem “a quem a nossa época tem uma grande dívida”, que ajudou a espalhar a notícia da viagem por toda a Europa.
“Acho que há sinais muito claros de ter sido preparado por um grupo de editores da corte real”, disse Felipe Fernández-Armesto, biógrafo, ao jornal norte-americano The New York Times . “Mas não tenho dúvidas de que os materiais que usaram para escrevê-lo incluíam algum tipo de relatório de Colombo, e suponho que isso o torna uma curiosidade histórica muito significativa.”
Fonte: Olhar Digital
Comentários