Assinantes dos planos Plus e Enterprise do ChatGPT agora conseguem acessar o DALL-E 3 – inteligência artificial (IA) mais recente da OpenAI que transforma texto em imagem – direto no aplicativo do chatbot. A novidade, anunciada em setembro, passou a valer nesta semana, conforme divulgou a OpenAI.

Para quem tem pressa:

Além disso, o DALL-E 3 permite que os usuários (assinantes) utilizem o ChatGPT para criar instruções mais extensas e visualmente descritivas para orientar o gerador de imagens. É uma integração com via de mão dupla: ChatGPT no DALL-E e vice-versa.

DALL-E e ChatGPT

Captura de tela do DALL-E no ChatGPT
(Imagem: Reprodução/OpenAI)

A OpenAI anunciou, em 20 de setembro, o lançamento da terceira versão do DALL-E e a integração com ChatGPT. Na época, a empresa informou que a plataforma iria oferecer mais segurança para não recriar figuras públicas ou copiar obras de artistas, além de entender melhor as solicitações dos usuários para criar imagens.

o DALL-E 2 (a segunda versão da IA) ainda não era preciso em relação às solicitações que recebia, muitas vezes ignorando palavras específicas e criando resultados diferentes do solicitado. Pesquisadores da OpenAI disseram que o DALL-E 3 entende o contexto melhor.

Após chegar aos usuários do ChatGPT Plus e Enterprise, a integração será integrada aos serviços de API (ainda em 2023). Até a publicação desta nota, a OpenAI não tinha divulgado uma data para quando a novidade chega ao público geral.

Contexto

Antes dessa integração com o ChatGPT, o Bing Chat e o Bing Image Generator da Microsoft foram as primeiras plataformas a oferecer acesso público mais amplo ao DALL-E 3. Essa colaboração permitiu aos usuários gerar uma variedade de imagens.

Críticos têm preocupações sobre geradores de imagens como o DALL-E, Midjourney e Stable Diffusion desde que foram lançados. Além das questões de direitos autorais sobre como a IA gera imagens, há o que os usuários estão gerando – por exemplo: conteúdo explícito e imagens enganosas de figuras públicas.

Em resposta a essas preocupações, a OpenAI tomou medidas para garantir a segurança e a adequação das imagens geradas pelo DALL-E 3 e publicou um artigo detalhando a pesquisa por trás do DALL-E 3.

Além disso, a empresa afirma que consegue identificar imagens geradas pelo DALL-E 3 com uma taxa de precisão de 99% usando sua ferramenta interna de “classificador de procedência”.