Para proprietários de veículos elétricos que moram em áreas urbanas, as opções de carregamento público muitas vezes se limitam a carregadores de corrente alternada (AC) lentos, encontrados em espaços de estacionamento apertados, que são muito pequenos para acomodar carregadores rápidos de corrente contínua (DC) típicos.

No entanto, a Gravity, empresa responsável por uma frota de táxis elétricos em Nova York (EUA) desde 2021, projetou um sistema de carregamento DC compacto e super rápido para grandes cidades densas. Segundo o The Verge, esse sistema promete reduzir significativamente o tempo de carregamento.

As caixas distribuidoras de energia, chamadas “Pontos de Acesso para Energia Distribuída”, são peças-chave do sistema desenvolvido pela Gravity.

Atualmente, nenhum veículo na América do Norte pode aceitar mais do que 350 kW de potência, mas a Gravity está preparando seu sistema para o futuro, levando em consideração a direção da tecnologia na China e buscando instalar equipamentos prontos para os veículos que serão lançados em breve, não apenas para os modelos atuais mais lentos.

Comparado aos carregadores rápidos de corrente contínua de outras empresas, o sistema desenvolvido pela Gravity garante carregamento ainda mais rápido, inclusive para veículos Tesla. A empresa alega que é capaz de carregar os Tesla em até 250 kW com adaptadores CCS da Tesla, enquanto o Supercharger da Tesla para áreas urbanas atinge no máximo 72 kW.

Imagem: Gravity

O carregador de CC de vaga pequena da Gravity requer unidades de alimentação separadas instaladas no local, em áreas que são menos propensas a comprometer a capacidade de estacionamento. Os gabinetes de energia, conectados aos carros por meio de cabos robustos resfriados a líquido, podem ser instalados a até 152,4 m dos distribuidores.

A primeira implantação de carregamento de 500 kW da Gravity será aberta no próximo outono estadunidense (setembro a novembro) em novo local de destaque na West 42nd Street, em Midtown Manhattan. A Gravity já instalou e está carregando frotas comerciais em Manhattan.