Durante a formação do planeta Terra, gases se acumularam no núcleo do planeta. Um deles, presente em grande oferta por lá, é o hélio-3, um componente intrigante e raro usado em reatores de fusão nuclear. No entanto, um novo estudo descobriu que, além de estar vazando do núcleo terrestre para o manto, ele pode ser encontrado no fundo do mar.

Hélio-3

Alguns dos gases do Big Bang ficaram aprisionados no núcleo da Terra, como aconteceu com o hélio-3. Ele é raro por dois motivos: o primeiro é que é o único isótopo estável de qualquer elemento que contém mais prótons do que nêutrons além do prótio. Para nós, leigos, essa informação talvez não seja muito valiosa. Explicando de forma prática: essa propriedade o faz ser requisitado para reatores de fusão nuclear.

O segundo motivo é que, além do núcleo terrestre, ele só está disponível na Lua. Pelo menos, que a nossa ciência saiba. Isso o torna muito procurado e difícil, uma vez que o centro do nosso planeta não é explorado.

A boa notícia, como adiantamos, é que o gás está vazando do núcleo da Terra para o manto e o novo estudo descobriu que o hélio-3 pode ser encontrado no fundo do mar.

(Imagem: Luis G. Vergara – Shutterstock)

Gás do Big Bang no fundo do mar