Será que a moda do robotáxi pega? A Cruise, apoiada pela General Motors (GM), está fazendo o máximo que pode que para essa resposta seja “sim”. Segundo o site The Verge, a empresa pretende levar o serviço semelhante ao Uber, só que com veículos que não necessitam de motorista, ao Japão, até 2026.

O anúncio foi feito em conjunto com a Honda. A fabricante de carros tem parceria de três anos com a GM e também é investidora da Cruise.

Para quem tem pressa:

Como a Cruise está sendo encarada?

A atuação da Cruise tem gerado opiniões divergentes entre os habitantes das cidades onde opera. Em São Francisco, por exemplo, a presença das frotas de carros sem condutores tem gerado curiosidade e entusiasmo. Alguns morados enxergam nela a promessa de tornar o transporte mais acessível para pessoas com deficiência. Entretanto, há também aqueles que expressam receios, temendo que o aumento do serviço cause perda de empregos e agravamento do congestionamento das vias.

As autoridades municipais também demonstraram preocupações em relação à possibilidade de esses veículos obstruírem locais de emergência, bloquearem cruzamentos e interferirem na circulação de veículos de socorro.

Recentemente, ocorreram diferentes colisões envolvendo veículos da Cruise. Em agosto, um carro autônomo da empresa colidiu com um caminhão de bombeiros. E nesse mês também houve um atropelamento envolvendo um pedestre.