A SpaceX não está satisfeita com a demora para receber uma nova licença de lançamento para o foguete Starship, como expressou um dos executivos em uma audiência do Senado.

A empresa afirma que, depois da explosão da aeronave logo após a decolagem em abril, o dispositivo já está pronto para voltar ao ar, mas ainda está aguardando a aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA) e do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

SpaceX e Starship no aguardo

O vice-presidente de construção e confiabilidade de voo da SpaceX, Bill Gerstenmaier, disse em uma audiência do subcomitê espacial do Comitê de Comércio do Senado que o Starship está pronto para decolar novamente há mais de um mês, mas está esperando pela licença de lançamento da FAA.

Ele ainda chamou a atenção do Escritório de Transporte Espacial Comercial, afirmando que o órgão “deve reconhecer onde está a indústria” e trabalhar nesse sentido.

No mês passado, um executivo da FAA, Kelvin Coleman, em entrevista ao site Spacenews, havia dito que esperava que a organização concluísse a licença até o final de outubro. No entanto, a SpaceX ainda precisa da permissão do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA para minimizar possíveis danos ao meio ambiente decorrentes do lançamento (ou da falha dele, como aconteceu da última vez). Isso poderia demorar cerca de 130 dias, o que adiaria a nova decolagem para o início do próximo ano.

Enquanto isso…

Enquanto não consegue as permissões que precisa para colocar o Starship no ar, a SpaceX está testando o modelo.

Segundo o site Spacenews, a empresa já instalou o protótipo do estágio superior no propulsor Super Heavy e realizará testes de abastecimento e de contarem regressiva, como um ensaio geral.

O procedimento é conhecido como “ensaio molhado”, quando o modelo é abastecido e faz a contagem regressiva como se realmente fosse decolar.

Isso serve para testar os processos e, segundo Gerstenmaier, a SpaceX está se empanhando nisso “porque temos tempo”. Porém, a empresa não tem previsão de conseguir a licença e não consegue avançar para além disso.

Relembre o que aconteceu com o Starship

O Starship estava pronto para decolar em 20 de abril deste ano. O veículo com cerca de 50 metros de altura iria dar uma volta na Terra e cair no Oceano Pacifico, próximo ao Havaí.

No entanto, logo após a decolagem a espaçonave passou por uma série de problemas e explodiu propositalmente acima do Golfo do México.