Quando você abre um aplicativo em seu celular, não é incomum, principalmente no primeiro acesso a ele, receber diversos pedidos de permissão de acesso para sua câmera, microfone, localização, contatos, etc. Uma recente pesquisa conduzida pela NordVPN revelou resultados alarmantes sobre a quantidade de permissões solicitadas por aplicativos móveis em todo o mundo.
Os pesquisadores de segurança cibernética e privacidade da empresa analisaram os aplicativos mais populares em 18 categorias, destacando um cenário onde a privacidade do usuário está cada vez mais ameaçada.
Brasil entre os piores do mundo
Cenário global
No cenário global, a pesquisa revelou que quase 87% dos aplicativos para Android e 60% dos aplicativos para iOS solicitam acesso a funções do dispositivo que não estão diretamente relacionadas ao seu desempenho.
Surpreendentemente, 42% desses aplicativos pedem permissões relacionadas às atividades dos usuários fora do próprio aplicativo, indicando que o objetivo principal é coletar dados dos usuários em outros aplicativos e sites.
Adicionalmente, 37% dos aplicativos solicitam acesso à localização do usuário, 35% à câmera, 22% à galeria de fotos e 16% ao microfone, o que levanta sérias preocupações em relação à privacidade.
Leste asiático e México em lados bem opostos
A pesquisa destacou que a região do Leste Asiático é uma área de risco para a privacidade do usuário. Em média, os aplicativos dessa região solicitam um número maior de permissões, incluindo permissões desnecessárias.
Hong Kong e Taiwan lideram a lista tanto para Android quanto para iOS, com uma presença marcante. Japão e Cingapura também apresentam uma forte presença no cenário global de pedidos de permissões.
Em contraste com outros países, o México se destaca positivamente na pesquisa. O país apresenta o menor número de solicitações de permissões desnecessárias e o menor índice geral de pedidos de permissão para dispositivos Android.
Para dispositivos iOS, aplicativos originados na Espanha, Estados Unidos, Itália e Polônia são os que menos solicitam permissões desnecessárias.
Redes sociais e games
Os aplicativos de redes sociais, mensagens, navegação e namoro são os que mais preocupam, pois exigem o maior número de permissões em comparação com outras categorias. Em média, aplicativos de redes sociais solicitam 10 permissões desnecessárias, seguidos por aplicativos de navegação com nove, aplicativos de namoro com seis e aplicativos de mensagens com cinco.
Para os usuários do sistema Android, há um alívio em relação aos aplicativos de jogos, que solicitam, em média, apenas 10 permissões e fazem menos pedidos de permissões desnecessárias. Aplicativos de comida e bebida no iOS solicitam, em média, menos de três permissões, embora aplicativos de produtividade se destaquem por coletar poucos dados desnecessários.
Fonte: Olhar Digital
Comentários