Em 2020, cientistas decidiram reformular os símbolos alfanuméricos usados para representar genes, em vez de lidar com uma funcionalidade do Excel que interpretava seus nomes como datas e os reformatava automaticamente, causando mais problemas do que soluções. Agora, a equipe do Excel anunciou que a empresa está lançando uma atualização para Windows e macOS para corrigir essa questão.

Conversões automáticas

A Microsoft detalhou a atualização em uma postagem em seu blog nesta semana, acrescentando uma opção de marca de seleção com a seguinte descrição: “Converter letras e números contínuos em datas”.

Essa atualização complementa as configurações de Conversão Automática de Dados que a empresa adicionou no ano passado, incluindo a opção de avisar o usuário quando o Excel está prestes a realizar a conversão automática, permitindo o carregamento do arquivo sem conversão automática, garantindo que nada seja comprometido.

O blog da Microsoft acrescenta algumas advertências, como o fato de que o Excel evita a conversão salvando os dados como texto, o que significa que os dados podem não funcionar corretamente em cálculos posteriores. Além disso, há um problema conhecido em que as conversões não podem ser desabilitadas ao executar macros.

Como funciona a atualização

Segundo o blog da Microsoft, para fazer a mudança, selecione Arquivo > Opções > Dados > Conversão Automática de Dados e, em seguida, escolha a(s) conversão(ões) que deseja desabilitar.

excel
Imagem: Microsoft

Esta funcionalidade está disponível para usuários que utilizem: