A maioria das pessoas costuma associar a palavra “ilha” a um local paradisíaco, cercado por águas quentes de um oceano e pássaros voando no alto. Apesar de existirem territórios isolados no mar com essas características, é possível encontrar inúmeras outras características, como desertos cobertos por gelo e temperaturas negativas, ou até montanhas e matas fechadas. A seguir, entenda o que são, o que torna um lugar uma ilha, e quais as três maiores do mundo.
O que são ilhas e quais as suas características?
De acordo com os preceitos da Geografia, é considera uma ilha aquelas porções de terra cercadas por água em todas as direções. Esse território é maior que um rochedo, porém, menos massivo e extenso que um continente, e pode residir em oceanos, mares, rios e lagoas. Apesar de o cenário paradisíaco com praias e gaivotas corresponder à realidade de algumas ilhas, as características climáticas e geológicas podem variam consideravelmente.
Atualmente, é possível encontrar ilhas com uma flora menos densa, com bastante areia e uma visão única do mar, mas também existem lugares com cenários montanhosos e terrenos irregulares, florestas densas e recheadas de uma fauna biodiversa (e, às vezes, peçonhenta), e até vistas desérticas cheias de gelo e com temperaturas negativas, sem qualquer indício de vida vegetal.
Outro aspecto único desses lugares é que o seu isolamento influencia diretamente no desenvolvimento dos animas que habitam esta terra. Um grande exemplo disso é a Austrália, considerada um continente-ilha, a qual é isolada de outros países e desenvolveu animais únicos e assustadores.
Quais as três maiores ilhas do mundo?
A maior ilha do mundo é a Groenlândia, cuja extensão de terra supera os dois milhões de quilômetros quadrados. Seu território pertence à Dinamarca e, apesar de ser uma extensa porção de terra, concentra pouco mais de 56 mil habitantes, porque mais de 70% do território é desértico e coberto por gelo. Essa característica ocorre por sua localização muito próxima a um dos polos da Terra, o que concentra temperaturas extremas e um clima muito seco.
A segunda maior do mundo é a ilha Nova Guiné, localizada entre países pertencentes à Ásia e Oceania. Sua extensão territorial ultrapassa os 785 mil quilômetros quadrados e abriga em torno de 11 milhões de pessoas, as quais contribuem para manter o ambiente linguístico mais diverso do planeta. Os cenários da ilha são repletos de regiões montanhosas e verdes, florestas densas e uma água com várias tonalidades de azul, além de um clima ameno.
Bornéu fica com o terceiro lugar e apresenta um território com mais de 748 mil quilômetros, o qual é dividido entre Malásia, Brunei e Indonésia. A ilha hospeda uma das florestas equatoriais mais antigas do planeta, além de uma fauna e flora diversa, das quais muitas espécies são encontradas apenas por lá. É possível observar matas densas, águas azuis com temperatura amena, e um céu límpido.
Fonte: Olhar Digital
Comentários