O termo “fake news” é usado para se referir a notícias falsas, geralmente criadas com a intenção de enganar e manipular as pessoas. Elas podem ser compartilhadas por meio de diferentes canais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens. Dito isso, o Olhar Digital apresenta 8 dicas sobre como evitar a fake news
Quais os riscos das fake news?
As fake news podem causar danos significativos, pois com a divulgação de informações sem fundamento em massa, acabam levando as pessoas a tomar decisões erradas, prejudica a credibilidade de fontes confiáveis de informações e até mesmo causa conflitos pessoais, sociais e políticos.
Não acredite em tudo o que você lê
Essa é uma das principais dicas, afinal como vivemos a era pós-digital, existem muitos meios de se ganhar dinheiro com cliques na internet. Por isso, antes de compartilhar uma notícia é sempre importante verificar se esse dado é verdadeiro ou não.
Verifique a fonte
As fake news costumam ser publicadas em sites ou páginas de mídia social que não são confiáveis. Verifique se o site ou página tem uma boa reputação e se é conhecido por publicar notícias verdadeiras.
Confira a data da publicação
Na grande maioria dos casos, notícias pautadas em fatos não concretos costumam em sua grande maioria serem recicladas e reutilizadas. Por isso é sempre importante verificar a data da matéria em questão para identificar se o dado noticiado é recente ou não.
Analise o conteúdo
Geralmente as notícias falsas possuem na grande maioria das vezes fatos que não casam entre si ou com informações exageradas. É importante ler o conteúdo por completo e não apenas se basear no título da matéria.
Compare com outras fontes
Caso você esteja com dúvidas sobre a veracidade de uma informação, deve sempre buscar comparar com outros veículos se os mesmos estão publicando a mesma informação. Assim, de forma bem rápida, poderá crer ou duvidar logo a princípio de uma informação publicada por determinada página ou blog, por exemplo.
Seja crítico
Antes de compartilhar, tente sempre ler o conteúdo por completo. Assim você conseguirá distinguir o que deve ou não compartilhar. Essa pequena ação pode reduzir de forma considerável a disseminação de conteúdos produzidos apenas coma finalidade de prejudicar, causar pânico ou prejudicar terceiros.
Tenha consciência
Durante momentos de grande comoção nacional ou até internacional, como o caso da guerra atual que tem ocorrido no oriente médio, é muito comum surgirem informações sem fundamento apenas para que pequenos veículos de comunicação possam faturar. Por esse motivo, tenha sempre calma e não se deixe levar por qualquer informação que apareça em seu feed. Tenha sempre uma segunda ou terceira opinião, assim você ficará melhor informado e esclarecido sobre qualquer fato ou assunto.
Firme na realidade e aberto a diferenças
Sabendo que todos nós temos nossas próprias crenças e que podem interferir de forma considerável na forma como recebemos uma informação. É de suma importância reconhecer suas raízes e tentar se manter mais na realidade, sendo assim mais crítico ao avaliar notícias que possam se alinhar com suas visões de mundo e tentando ser, de certa forma, mais imparcial.
Ou seja, é muito mais fácil acreditar naquilo que não nos abala ou que já consideramos verdade, mas isso pode ofuscar a realidade dos fatos, mesmo que seja mais difícil para nós.
Fonte: Olhar Digital
Comentários