É oficial, o dente de titanossauro encontrado por pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba, Minas Gerais, há 10 anos é o maior já catalogado no mundo. O fóssil foi achado durante escavações na Serra da Galga, mas só agora a equipe conseguiu concluir e publicar o artigo confirmando a descoberta. 

O que você precisa saber: 

Ele tem cerca de 8 cm contando a coroa mais parte da raiz. O formato é como o de um lápis e, apresenta muito desgaste em uma de duas faces. O que demonstra ser o maior dente de titanossauro do mundo é o tamanho da coroa, que mede 6,2 cm. 

Thiago Marinho, paleontólogo da UFTM, em entrevista ao G1. 

Segundo reportagem, o dente foi encontrado no mesmo local que os ossos do Uberabatitan ribeiroi, maior espécie de dinossauro encontrada no Brasil — ele tinha pelo menos 27 m de comprimento. 

Não é possível confirmar se o dente pertence ao Uberabatitan ribeiroi, mas, sendo também um titanossauro gigante, é possível que o dente recém-descrito seja desta espécie. 

O dente de titanossauro faz agora parte do acervo do Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor Price”, da UFTM, uma das mais importantes da América Latina. Ainda conforme o G1, a coleção atrai pesquisadores de todo o mundo. 

Uberaba é conhecida por ser um dos principais polos de pesquisa em paleontologia no Brasil — na região também fica o Museu do Dinossauro. A cidade é, inclusive, candidata a se tornar um Geoparque mundial, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O resultado deve ser anunciado nos próximos meses.