O Google anunciou recentemente mais um passo para eliminar o uso das senhas da forma que a conhecemos. A empresa disse que tornará as chaves de acesso o novo método de autenticação para todas as contas do serviço, seguindo empresas como Apple. Mas o que são essas chaves? Preciso usar? 

Para quem tem pressa: 

A compatibilidade de chaves de acesso cada vez mais com sites e aplicativos reforça a aposta de big techs na segurança e privacidade do usuário. Vale lembrar que, em 2022, o Google, Apple e Microsoft se comprometeram em aumentar o suporte para login sem senha em todos os seus sites, aplicativos e sistemas, aperfeiçoando a tecnologia.

De acordo com reportagem do The Wall Street Journal, a nova forma de login impulsionou também o uso de gerenciadores de senhas, programa usado para armazenar grande quantidade de nomes/senhas, com maior segurança tanto contra vazamentos quanto contra o nosso próprio esquecimento. Entre os apps mais usados estão Dashlane e 1Password. 

Então, quais os benefícios de configurar uma chave de acesso? 

Para quem tem pressa — usando gerenciadores de senhas: 

Como mencionado, diversas plataformas já utilizam gerenciadores de senhas, incluindo o 1Password — sim, há um gerenciador de senhas para o próprio gerenciador. A Uber e Amazon são mais exemplos, embora no caso da empresa de Jeff Bezos apenas os sites, por enquanto, contem com o serviço de privacidade. 

Outro exemplo, talvez mais conhecido, é a Apple. As chaves de acesso para IDs Apple são configuradas automaticamente, contanto que você esteja executando iOS 17, iPadOS 17 e MacOS Sonoma. Importante ressaltar que no caso da empresa, as chaves de acesso do ID não podem ser salvas em gerenciadores de senhas de terceiros. Se o Face ID falhar no seu telefone, o site solicitará a senha do seu dispositivo.