Na Austrália, o gerente de uma reserva natural do estado de North Queensland capturou o momento em que uma cobra estava engolindo outra.

A situação foi registrada por Nick Stock, que trabalha no Piccaninny Plains Wildlife Sanctuary da Australian Wildlife Conservancy (AWC), espaço que abriga milhares de espécies nativas ameaçadas de extinção. 

Enquanto Nick estava verificando um incêndio no local, se deparou com a cena de canibalismo com uma píton-de-cabeça-negra (Aspidites melanocephalus) engolindo outra, conforme explicou Dra. Helena Stokes, ecologista de vida selvagem da reserva natural à agência de notícias SWNS:

Tentando não atrapalhar o banquete, Nick se aproximou lentamente. Foi quando ele notou algo incomum na presa da píton – era parecida com uma cobra e também tinha a cabeça preta. Nick rapidamente percebeu que a píton-de-cabeça-negra estava prestes a comer uma cauda menor (de uma cobra da mesma espécie).

Dra. Helena Stokes, ecologista do North Queensland.

Cobra
(Imagem: Nick Stock/Australian Wildlife Conservancy via SWNS)

O gerente explica que a cena de canibalismo animal demorou cerca de 15 minutos desde o momento que presenciou. Por isso, conseguiu buscar uma câmera para registrar o momento.

Nas imagens feitas ao final da “refeição” é possível ver a cabeça da cobra menor se aproximando da boca da “píton canibal”.

Cobra
(Imagem: Nick Stock/Australian Wildlife Conservancy via SWNS)

Apesar da dificuldade de testemunhar e documentar eventos de canibalismo, Dra. Helena Stokes explica que não ficou surpresa com uma cobra dessa espécie engolindo outra.

A píton-de-cabeça-negra prefere comer répteis a mamíferos e é conhecida por comer répteis maiores, incluindo goannas e até cobras venenosas. Então, não estou surpresa que elas consumiriam outra píton se surgisse a oportunidade.

Dra. Helena Stokes, ecologista do North Queensland.