Na última quinta-feira (19), o helicóptero Ingenuity, da NASA, voou pela 63ª vez em Marte. Diferentemente do anterior, este voo, inserido no registro oficial da missão nesta segunda-feira (23), não apresentou nenhum recorde.
O que você vai ler aqui:
Segundo registrado, o drone de 1,8 kg fez um deslocamento horizontal de 579 metros, a 12 metros do chão, durante mais ou menos 2min22s. A velocidade máxima alcançada neste voo foi de 6,3 m/s.
Esses dados não indicam qualquer marco importante na missão, que já superou as expectativas iniciais de número de voos em mais de 12 vezes.
A altitude máxima de 12 metros, por exemplo, é metade da atingida dois voos atrás, enquanto a velocidade de 6,3 m/s é menor do que a do voo mais recente, que chegou a 10 m/s.
NASA prioriza segurança do helicóptero
De acordo com o site Italy24News, isso tudo foi intencional. A combinação desses valores estabelece um nível de segurança suficiente para completar a vistoria aérea de um terreno que ainda não era conhecido e permanecer em uma posição avançada em relação ao rover Perseverance.
Atualmente, os dois equipamentos estão a pouco mais de 400 metros um do outro. O helicóptero tem atuado como navegador do companheiro de missão, explorando o chão por onde ele vai passar nos próximos dias/semanas.
Ainda não foi divulgado o plano de voo 64 e também não está claro se ele acontece neste mês.
Até agora, o helicóptero Ingenuity voou por mais de 115 minutos, cobrindo quase 14,5 km de terreno marciano, sem indícios de qualquer degradação das baterias ou das partes mecânicas.
Ingenuity prova que a exploração aérea é possível em Marte
O helicóptero movido a energia solar deixa seu nome registrado nos anais de história da aviação espacial, cumprindo com louvor a missão de US$85 milhões de dólares, e ainda com saúde para trabalhar por mais tempo.
Em seu trabalho de exploração para o rover Perseverance em seus passeios mais longos e ambiciosos, ele ajuda a equipe da missão a planejar rotas e escopos de potenciais alvos científicos.
Pioneiro em determinadas tecnologias e capacidades, o Ingenuity passou por diversos desafios para mostrar que o futuro é muito favorável para a exploração aérea em Marte.
“Já iniciamos os primeiros esforços para investigar como o helicóptero Ingenuity ou plataformas semelhantes a ele agem para fazer coisas como carregar cargas científicas, como elas podem ser naves espaciais autônomas e completamente autossustentáveis que não estão ligadas a algo como um rover para cobrir distâncias maiores e acessar uma variedade de alvos científicos”, disse Jaakko Karras, vice-líder de operações do Ingenuity no JPL, em entrevista ao site Space.com.
Ele conclui com uma mensagem de esperança. “Olhando para trás daqui a cinco ou dez anos, veremos que este foi o trampolim, o precursor da exploração aérea maior e mais ousada em Marte”.
Fonte: Olhar Digital
Comentários