Na última quinta-feira (19), o helicóptero Ingenuity, da NASA, voou pela 63ª vez em Marte. Diferentemente do anterior, este voo, inserido no registro oficial da missão nesta segunda-feira (23), não apresentou nenhum recorde.

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Segundo registrado, o drone de 1,8 kg fez um deslocamento horizontal de 579 metros, a 12 metros do chão, durante mais ou menos 2min22s. A velocidade máxima alcançada neste voo foi de 6,3 m/s. 

Esses dados não indicam qualquer marco importante na missão, que já superou as expectativas iniciais de número de voos em mais de 12 vezes.

A altitude máxima de 12 metros, por exemplo, é metade da atingida dois voos atrás, enquanto a velocidade de 6,3 m/s é menor do que a do voo mais recente, que chegou a 10 m/s. 

NASA prioriza segurança do helicóptero 

De acordo com o site Italy24News, isso tudo foi intencional. A combinação desses valores estabelece um nível de segurança suficiente para completar a vistoria aérea de um terreno que ainda não era conhecido e permanecer em uma posição avançada em relação ao rover Perseverance.

Foto tirada pela câmera de bordo do helicóptero Ingenuity durante 63º voo em Marte, no dia 19 de outubro de 2023. O drone estava vistoriando um terreno para guiar o rover Perseverance. NASA/JPL-Caltech

Atualmente, os dois equipamentos estão a pouco mais de 400 metros um do outro. O helicóptero tem atuado como navegador do companheiro de missão, explorando o chão por onde ele vai passar nos próximos dias/semanas. 

Ainda não foi divulgado o plano de voo 64 e também não está claro se ele acontece neste mês. 

Até agora, o helicóptero Ingenuity voou por mais de 115 minutos, cobrindo quase 14,5 km de terreno marciano, sem indícios de qualquer degradação das baterias ou das partes mecânicas. 

Ingenuity prova que a exploração aérea é possível em Marte

O helicóptero movido a energia solar deixa seu nome registrado nos anais de história da aviação espacial, cumprindo com louvor a missão de US$85 milhões de dólares, e ainda com saúde para trabalhar por mais tempo.

Em seu trabalho de exploração para o rover Perseverance em seus passeios mais longos e ambiciosos, ele ajuda a equipe da missão a planejar rotas e escopos de potenciais alvos científicos.

Pioneiro em determinadas tecnologias e capacidades, o Ingenuity passou por diversos desafios para mostrar que o futuro é muito favorável para a exploração aérea em Marte.

“Já iniciamos os primeiros esforços para investigar como o helicóptero Ingenuity ou plataformas semelhantes a ele agem para fazer coisas como carregar cargas científicas, como elas podem ser naves espaciais autônomas e completamente autossustentáveis que não estão ligadas a algo como um rover para cobrir distâncias maiores e acessar uma variedade de alvos científicos”, disse Jaakko Karras, vice-líder de operações do Ingenuity no JPL, em entrevista ao site Space.com.

Ele conclui com uma mensagem de esperança. “Olhando para trás daqui a cinco ou dez anos, veremos que este foi o trampolim, o precursor da exploração aérea maior e mais ousada em Marte”.