A precocidade está no DNA de La Masia. Não é raro as crias do Barcelona estabelecerem quebras de recordes por conta da sua juventude. No último domingo, o time catalão apresentou ao mundo mais uma joia na vitória diante do Athletic Bilbao. Marc Guiu precisou de apenas 34 segundos em campo para marcar seu primeiro gol na estreia entre os profissionais.
O atacante de 17 anos foi chamado por Xavi na reta final do duelo válido pela décima rodada do Campeonato Espanhol. Ao entrar aos 33 minutos, Guiu recebeu de João Félix, ajeitou para bola e balançou as redes com menos de um minuto em campo para garantir a vitória magra por 1 a 0.
O gol relâmpago colocou fez a jóia catalã entrar em diversas listas de recordes do Barcelona. Guiu se tornou o jogador mais jovem a marcar em uma estreia pelos Culés. Além disso, o tento com 34 segundos superou a marca de Pizzi, em 1996, e transformou o atacante no jogador a marcar o gol mais rápido em uma estreia pelo clube. Guiu também entrou na galeria dos jogadores mais jovens a marcar com a camisa do Barça, ultrapassando Messi e assumindo o sétimo lugar na lista liderada por Lamine Yamal.
✍️ Apunten su nombre: 𝗠𝗔𝗥𝗖 𝗚𝗨𝗜𝗨. #LALIGAEASPORTS | @FCBarcelona pic.twitter.com/zAVuJH81Sk
Embora promissor em La Masia, Guiu precisou superar algumas barreiras antes de receber sua primeira oportunidade no elenco profissional. Atacante de força física e passadas largas, o jovem nunca foi necessariamente um artilheiro nato, mas sempre compensou pela intensidade e a dedicação tática.
Entretanto, o estilo de jogo chegou a ser questionado sobre o encaixe no atual “DNA” do Barcelona. A resistência sobre as características de Marc começou a tomar novos rumos após o desempenho na Eurocopa sub-17. Apesar do destaque da competição ficar com o companheiro de seleção e clube, Yamal, Guiu não se ofuscou anotando quatro gols em cinco jogos, na campanha que levou a Espanha até a semifinal.
O desempenho foi o suficiente para ligar o sinal de alerta nas categorias de base do clube catalão e render novas oportunidades. Depois da competição entre seleções, a joia subiu degraus na hierarquia das Canteras do Barça e garantiu uma vaga no time B, que disputa a terceira divisão espanhola.
Dois meses após a promoção, Guiu atraiu também a atenção de Xavi, que sofre com o elenco escasso e as lesões neste meio de temporada. A promessa foi relacionada pela primeira vez no elenco principal no empate contra o Girona. Mas a estreia veio 14 dias depois na consagração de um sonho.
“Eu vi isso em Gavi, Balde, Lamine, Fermin Lopez… e vi isso em Marc. Não havia medo em seu rosto. Eu disse a ele que iria conseguir uma chance. Ele teve uma chance e a aproveitou. Senti que ele estava pronto. Estou muito feliz por Marc, ele é um bom garoto que trabalha duro”, disse Xavi em entrevista após a vitória.
Guiu é mais um uma cria da fábrica de talentos blaugrana. Fora dos “padrões” de La Masia, a jóia supre uma carência no elenco atual e se candidata a reserva imediato de Lewandowski. O início meteórico e a amostragem do faro de gol transformaram o jovem em mais um exemplo de sucesso. O sonho que virou realidade no último domingo também ganhou as lágrimas nas arquibancadas do estádio Olímpico, onde estavam os familiares do atacante gravados em vídeo divulgado nas redes sociais do clube.
🥺 A emoção da família do Marc Guiu após ele marcar o gol da vitória do Barça. 💙❤️
📹 @postunited pic.twitter.com/ywvJd1mcSo
Fonte: Ogol
Comentários