O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ, na sigla em inglês) está investigando a Tesla sobre informações prestadas pela montadora em relação às tecnologias de assistência ao motorista de seus carros.

Resumo

Para manipular as estimativas de autonomia, a Tesla supostamente criou um software que alterava os números. Como relatou o The Verge, isso fez com que milhares de clientes procurassem por consultas de serviço para descobrir o que havia de errado com seus veículos. Mas, como os carros não apresentavam defeitos, a Tesla cancelou todos os agendamentos.

A Car and Driven, revista de automobilismo especializada em testes, divulgou um relatório mostrando que as estimativas de autonomia dos veículos da Tesla estão fora da realidade:

A Tesla busca um número impressionante para seus adesivos de janela e acaba retornando resultados do mundo real que estão, em média, duas vezes mais distantes do valor do rótulo do que a maioria dos EVs.

Relatório da Car and Driven.

Um vazamento de informações internas da Tesla divulgado neste ano pelo jornal alemão Handelsblatt revelou milhares de reclamações de clientes a respeito dos recursos de piloto automático nos últimos anos. 

Conforme os dados vistos pelo jornal, as informações internas contavam com mais de 2.400 reclamações sobre problemas de autoaceleração e 1.500 problemas de frenagem.

Ainda nesse ano, uma ação coletiva movida por proprietários de veículos elétricos da Tesla acusou a empresa de ter feito propaganda enganosa sobre a autonomia dos automóveis.

Os três autores do processo alegam que seus carros Tesla não alcançaram a estimativa de autonomia anunciada e que suas reclamações foram ignoradas.

Outra investigação em cima da Tesla é conduzida pela Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário dos EUA por acidentes envolvendo carros elétricos da montadora que atingiram veículos de emergência parados nas ruas.