No início deste mês, o sistema de refrigeração de um módulo russo da Estação Espacial Internacional (ISS) apresentou um significativo vazamento de gás. Dois cosmonautas vão participar de uma caminhada espacial nesta quarta-feira (25) para inspecionar o compartimento pelo lado de fora – e a atividade extraveicular (EVA) será transmitida ao vivo pela NASA.
Vamos entender:
Originalmente, as caminhadas espaciais adiadas pela NASA seriam nos dias 12 e 20 deste mês. Em comunicado, a agência revelou que, por causa do vazamento, essas EVAs – remarcadas para 19 e 30 de outubro – estariam suspensas até o fim do ano. No entanto, agora, apenas a primeira delas ficou para dezembro. Já a do dia 30 está mantida.
“O líquido de arrefecimento não é tóxico ou perigoso para a tripulação, mas os especialistas estão discutindo a melhor forma de evitar que pequenos vestígios da substância entrem em alguns sistemas internos para evitar a degradação do equipamento ao longo do tempo”, diz o comunicado, que garante que o ajuste do cronograma não tem impacto nas operações da estação espacial.
Assista à vistoria do vazamento pela internet
A transmissão começa às 14h30 (pelo horário de Brasília) no canal oficial da NASA TV no Youtube, no site e no aplicativo da agência. Prevista para começar às 14h55, a caminhada espacial pode durar até sete horas.
Além de inspecionar e fotografar o radiador de backup externo no módulo Nauka, onde teria se originado o vazamento, os cosmonautas Oleg Kononenko e Nikolai Chub também vão instalar um sistema de comunicação de radar sintético no módulo Poisk e lançar um nanossatélite para testar a tecnologia de vela solar.
Esta será a 268ª EVA dedicada à montagem, manutenção e atualizações do laboratório orbital. Em sua sexta caminhada espacial, Kononenko usará o traje Orlan com listras vermelhas. Já o estreante em EVAs Chub estará vestindo o traje com listras azuis.
Próximas caminhadas espaciais da NASA
Na segunda-feira, as astronautas da NASA Loral O’Hara e Jasmin Moghbeli vão realizar a quarta caminhada espacial totalmente feminina da agência na história (com as três anteriores tendo ocorrido entre 2019 e 2020). Na ocasião, elas vão remover uma caixa eletrônica defeituosa e substituir um rolamento necessário para um dos painéis solares da estação.
Já a EVA que ficou para dezembro será conduzida por O’Hara e pelo europeu Andreas Mogensen. Eles vão coletar amostras para procurar microrganismos no exterior da ISS, além de substituir uma câmera de alta definição, entre outras tarefas de manutenção.
Fonte: Olhar Digital
Comentários