Uma família do sul da Noruega foi surpreendida por um achado arqueológico enquanto procurava um brinco perdido em seu jardim. Em vez do acessório, foi encontrado um par de broches da Era Viking.

O que você vai ler aqui:

Quando a mãe de Jan Erik Aasvik, que mora na ilha de Jomfruland, percebeu que havia perdido um brinco de ouro, que teria caído de sua orelha, o norueguês usou um detector de metais para tentar localizar o objeto no jardim, por onde a senhora havia passado.

Então, perto da base de uma grande árvore, o dispositivo captou algo. “Peguei a pá e comecei a cavar”, disse Aasvik ao site Kragerø Vestmar, revelando que os dois broches estavam cerca de 20 a 30 cm abaixo do solo.

Ao perceber que se tratavam de artefatos antigos, ele prontamente entrou em contato com o serviço público responsável pelo patrimônio cultural regional para comunicar a descoberta.

Fantastisk vikingtidsfunn på Jomfruland!På Jomfruland har det vært bosetting i veldig mange år, men bevisene for det…

Publicado por Kulturarv i Vestfold og Telemark fylkeskommune em Segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Análises apontam que os broches datam do século 9

Arqueólogos do município de Vestfold e do condado de Telemark analisaram os broches e determinaram que eles datam do século 9. Ambos são feitos de bronze com vestígios de ouro, indicando que originalmente eram dourados.

É provável que esses objetos façam parte da tumba de uma mulher, de acordo com os arqueólogos, o que sugere que o jardim dos Aasviks pode esconder mais. Broches são frequentemente encontrados em sepulturas vikings da Idade do Ferro, e as condições dos recém-descobertos apoiam essa hipótese.

Uma das peças tem formato oval, um tipo frequentemente usado em vestidos de cabresto vikings para prender as alças na frente, como uma fivela. Segundo a arqueóloga Vibeke Lia, novas escavações podem revelar o outro, que formaria o par.

O segundo é um broche de vestido circular. Sua decoração e estilo o relacionam a Ribe, na Dinamarca, em razão de moldes correspondentes que datam dos anos de 780 a 850.

Descoberta prova que a ilha se estabeleceu na Era Viking

De acordo com o site Artnet, esses achados são significativos por serem a primeira evidência certa da presença viking em Jomfruland. “Há uma variedade de cavernas no sudoeste de Jomfruland listadas como sepulturas da era viking, mas sempre foi um pouco incerto”, disse Lia. 

Com essa descoberta, os arqueólogos estão confiantes de que a ilha foi estabelecida durante a Era Viking. Os registros históricos anteriores só remontavam ao início da Idade Média.

Agora, os broches serão enviados para a capital, Oslo, para uma análise mais aprofundada. Enquanto isso, continuam as buscas pelo brinco perdido da Srª Aasvik.