A Microsoft superou as expectativas de Wall Street para os resultados do primeiro trimestre fiscal em todos os segmentos, impulsionada principalmente pela força de seus negócios de computação em nuvem e PC, e pela expectativa pelos produtos de inteligência artificial (IA).
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A Microsoft informou na terça-feira que seu lucro no primeiro trimestre fiscal foi de US$ 2,99 por ação, acima das estimativas dos analistas de US$ 2,65 por ação, de acordo com dados da LSEG.
Há algumas áreas mais fracas; as receitas de publicidade de busca, por exemplo, estão crescendo mais lentamente do que a maioria dos segmentos.
Jeremy Goldman, da empresa de pesquisa Insider Intelligence, via Reuters
A Microsoft informou que as receitas de publicidade de busca e notícias, excluindo os custos de aquisição de tráfego, aumentaram 10%. A empresa não divulga o valor da receita dessas operações.
As vendas de seu sistema operacional Windows e outros produtos no segmento cresceram para US$ 13,7 bilhões, em comparação com a estimativa do consenso dos analistas de US$ 12,82 bilhões, de acordo com dados da LSEG.
O segmento que engloba a rede social LinkedIn e seu software de produtividade de escritório cresceu para US$ 18,6 bilhões, em comparação com a estimativa do consenso dos analistas de US$ 18,20 bilhões, de acordo com dados da LSEG.
Microsoft e IA
Os resultados indicaram que os produtos de inteligência artificial estão estimulando as vendas e já contribuindo para o crescimento da receita e do lucro.
Jesse Cohen, analista sênior da Investing.com
Wall Street está observando como os serviços de IA generativa podem beneficiar a Microsoft, que conquistou uma liderança inicial com investimentos na startup OpenAI, proprietária do popular serviço ChatGPT.
A Microsoft está integrando a IA em seus próprios produtos, como o “Copilot” de US$ 30 por mês para o serviço Microsoft 365, que pode resumir um dia de e-mails em uma atualização rápida.
Embora a ferramenta esteja sendo mostrada apenas para um pequeno número de clientes-piloto até que esteja disponível no próximo mês, ela exige que as empresas façam várias atualizações em seus sistemas baseados na Microsoft para usar o Copilot. Analistas afirmam que isso poderia gerar vendas para a empresa de Redmond, Washington, antes do lançamento amplo do Copilot.
Os investidores também estão acompanhando quanto a Microsoft gasta nos enormes centros de dados para alimentar o software de IA. A Microsoft informou na terça-feira que os gastos de capital no primeiro trimestre fiscal foram de US$ 11,2 bilhões, acima dos US$ 10,7 bilhões do trimestre anterior, que foi o maior gasto desde pelo menos o ano fiscal de 2016.
Fonte: Olhar Digital
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