O IEEE 1394, mais conhecido como FireWire, é um tipo de interface serial padrão para muitos dispositivos eletrônicos. Em outras palavras, o FireWire é uma porta de comunicação que permite conexão de alta velocidade entre dois computadores ou entre um computador e um periférico – como câmeras digitais, impressoras, scanners e discos rígidos externos.

O que é FireWire?

No final da década de 1980, a Apple liderou o desenvolvimento e iniciativa de adoção do padrão IEEE 1394, junto de outras grandes marcas como Panasonic e Sony. Mais tarde, em 1993, a Apple registrou o nome FireWire para seu próprio uso.

Durante seu lançamento, o FireWire oferecia taxas de transferência de dados de até 400 megabits por segundo (Mbps), o que, na época, era consideravelmente mais rápido do que outras interfaces seriais.

Cabo FireWire de iPod, importante para a transferência de dados multimídia entre dispositivos. Via Tnarik Innael (CC)
Cabo FireWire de iPod, importante para a transferência de dados multimídia entre dispositivos. Via Tnarik Innael (CC)

Por um curto período, o FireWire foi o melhor dos melhores no que diz respeito à conexão. E, embora o FireWire ainda possa ser usado atualmente, de modo geral, sua necessidade foi eliminada à medida que o USB se tornou mais poderoso.

Como mencionado, o FireWire é um método de transferência de informações entre dispositivos digitais, especialmente equipamentos de áudio e vídeo. Esse dispositivo de conexão é usado principalmente para adicionar periféricos a um computador e se beneficia de uma alta taxa de transferência.

Ele costumava ser muito mais rápido do que o USB, um tipo de conexão padrão semelhante. Entretanto, o padrão USB mais recente, o USB4, transmite dados de modo mais rápido do que o IEEE 1394 – e está mais amplamente disponível.

Cabos FireWire e USB. Via Markus Spiske/Unsplash
Cabos FireWire e USB. Via Markus Spiske/Unsplash

Para fins de comparação, o USB4 suporta velocidades de transferência de até 40.960 Mbps – bem mais rápido do que os 800 Mbps que o FireWire suporta atualmente.

A principal diferença entre o FireWire e o USB é que o FireWire é destinado a dispositivos que trabalham com muito mais dados, como filmadoras, aparelhos de DVD e equipamentos de áudio digital – ou seja, hoje em dia ele é usado apenas em casos bastante específicos. 

Em suma, como a implementação do FireWire custa um pouco mais do que a do USB, a adoção do USB se tornou o novo padrão para conectar a maioria dos periféricos.