O estudo “Do desejo à compra: o comportamento do consumidor na Black Friday” de 2023, realizado pela Macfor, agência de marketing digital full service, analisou as tendências de consumo para a data — que esse ano acontecerá em 24 de novembro.
A pesquisa traz conclusões a partir de uma análise minuciosa em cima de dados públicos coletados de plataformas como Google, SEMrush, MindMiners, além de redes sociais, e cruza as informações com os dados próprios coletados via formulário de pesquisa aberto ao público.
Os dados revelam que:
Quando os consumidores começam suas pesquisas por produtos?
Desde 2019, pesquisas pelo termo “Black Friday” diminuem
Essa queda pode ser causada pela instabilidade financeira e maior disseminação do consumo online ao longo do ano. Muitos deixam de comprar por motivo financeiro ou acharem que os descontos nos itens desejados não foram suficientes. Diferente de datas como o Natal, o intuito da Black Friday é justamente os descontos, isso que cria a ocasião. Em um ambiente digital onde o consumidor já é adepto da pesquisa de preços, a concorrência fica ainda mais acirrada.
Fabrício Macias, co-CEO da Macfor.
Produtos de moda e eletrônicos são os mais visados por consumidores
Na Black Friday, o consumidor busca pelos itens de maior ticket médio e com maior antecedência às datas. Porém, o gatilho de compra no dia é a percepção de desconto em cima dos produtos desejados. Com isso, captar dados de intenção do consumidor para o planejamento da data é essencial para que o consumidor tenha uma boa experiência.
Fabrício Macias, co-CEO da Macfor.
Como o consumidor prefere pagar
O cartão de crédito é preferido pela facilidade e possibilidade de parcelamento, ponto de muita relevância para o consumidor brasileiro. O Pix tem ganhado destaque, especialmente quando acompanhado de um desconto extra.
Fabrício Macias, co-CEO da Macfor.
Fonte: Olhar Digital
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