Como noticiamos aqui no Olhar Digital, o WhatsApp parou de funcionar em alguns celulares Android mais antigos a partir desta terça, 24 de outubro. Segundo relatos de usuários, o aplicativo da Meta também parou temporariamente em mais aparelhos na manhã de hoje.

O que aconteceu

O Downdetector, página que monitora o funcionamento de diversos serviços, apontou um salto nas reclamações sobre o WhatsApp por volta das 5h de hoje.

Imagem: Reprodução

Relatos de usuários no X 

O que diz o WhatsApp

Até o momento da publicação, o WhatsApp ainda não confirmou oficialmente qual foi a causa do problema. 

Fim da compatibilidade com Android 4.1

Vale destacar que o fim de compatibilidade do WhatsApp com alguns celulares é algo normal e acontece normalmente após o aparelho deixar de receber atualizações de segurança por um tempo. Na prática, a mudança significa que celulares com Android 4.1 não poderão mais acessar o aplicativo. 

Agora, para continuar usando o mensageiro, o telefone precisa executar o Android 5.0 (Lollipop) ou posterior, informa o WhatsApp: “A partir do dia 24 de outubro de 2023, o WhatsApp será compatível apenas com as versões 5.0 e posteriores do Android”.

Para acompanhar os últimos avanços tecnológicos, o WhatsApp deixa de ser compatível com sistemas operacionais mais antigos regularmente, com o objetivo de concentrar nossos recursos em oferecer suporte para sistemas mais recentes.

Caso o sistema operacional que você usa deixe de ser compatível, você receberá uma notificação e alguns lembretes para atualizar seu aparelho e continuar usando o WhatsApp.

WhatsApp, sobre aparelhos compatíveis

Em julho, o aplicativo também parou de funcionar em outros 35 smartphones (Android e iPhone) devido à falta de suporte.