O Barcelona construiu no primeiro tempo uma vantagem tranquila sobre o Shakhtar Donetsk comandada pelas joias de La Masia. Na etapa final, os Blaugranas diminuíram o ritmo, correram riscos, mas seguraram a vitória por 2 a 1.
Com 100% de aproveitamento, o Barça alcançou os nove pontos e seguiu imparável na liderança do Grupo H. Para os ucranianos, o resultado sustentou a terceira posição, com três pontos.
Ainda repleto de desfalques, o Barcelona recebeu o Shakhtar Donetsk e começou de forma intensa. Com dificuldades para converter o domínio em chances claras, os Blaugranas subiram a marcação e provocaram erros defensivos dos ucranianos.
Aos oito, Oriol Romeu roubou a bola na frente da área e tocou para Fermín López, que driblou a marcação e finalizou em cima de Riznyk. Além das recuperações no campo de ataque, o Barça passou a explorar o lado direito de ataque, a partir de Lamine Yamal e João Cancelo.
Na primeira combinação da dupla, o lateral português recebeu dentro da área, bateu forte e novamente o goleiro adversário segurou. Yamal também arriscou em jogada individual, mas o chute saiu bloqueado pela defesa e não levou perigo.
Apesar de levar perigo pela direita, foi do lado contrário que o Barcelona iniciou o caminho para abrir sua vantagem. Aos 28, Marcos Alonso cruzou na área, Fermín López mandou na trave e Ferrán Torres emendou, no rebote, para o fundo das redes. O gol inicialmente foi anulado pelo assistente, mas terminou confirmado pelo VAR: 1 a 0.
Embalado pelas oportunidades que passaram a surgir, os comandados de Xavi sustentaram a pressão de forma agressiva. Com a posse no setor ofensivo, o Barça circulou a posse até encontrar espaços. Aos 36, Fermín recebeu na frente da área, fintou a marcação e disparou uma pancada no ângulo, ampliando a vantagem antes do intervalo.
O Barcelona voltou desacelerado para a etapa final. Ainda controlando a posse, os espanhóis permitiram as primeiras investidas de perigo do Shakhtar e apresentaram displicência na hora de aumentar a vantagem.
Aos cinco, Fermín recebeu cruzamento no segundo ponte e, completamente livre, perdeu a chance de marcar o segundo. Em seguida, Lamine disparou em contragolpe com vantagem numérica sobre a defesa adversária, mas não soltou a bola e chutou bloqueado na marcação.
O castigo pela falta de ímpeto custou a vantagem confortável. Aos 17, Azarovi abriu pela esquerda e encontrou Sudakov, que invadiu a área e tocou na saída de Ter Stegen e diminuiu o placar.
Buscando evitar uma tentativa de pressão do Shakhtar, o Barcelona novamente retomou o controle da partida e tentou marcar o terceiro. Destaque do primeiro tempo, Fermín seguiu protagonizando as melhores chances. No lance seguinte ao gol, a joia arriscou de fora da área e carimbou o poste. Pouco tempo depois, o atacante desviou de cabeça para as redes, mas o lance terminou anulado por impedimento.
Os Blaugranas dominaram o restante da partida sem permitir que os adversários criassem riscos. Apesar do placar perigoso, o Barça criou novas chances, não aproveitou, mas sustentou a vantagem importante para comemorar a importante vitória.
Fonte: Ogol
Comentários