A Liga dos Campeões e Gabriel Jesus tem uma relação de proximidade. Depois de cinco participações com a camisa do Manchester City, o atacante disputa pela primeira vez a competição com a camisa do Arsenal. Em um departamento, no entanto, nada mudou: o brasileiro segue balançando as redes no torneio europeu.
Nesta terça-feira, os Gunners se deslocaram até a Espanha e bateram o Sevilla com atuação fundamental de Jesus, com um belo gol e uma assistência. O centroavante superou Roberto Firmino e, se tornou, de forma isolada, o sétimo maior goleador brasileiro na história da Champions.
Entre os atletas tupiniquins em atividade no futebol europeu, Gabriel Jesus leva seis gols de frente para os compatriotas Vinícius Júnior e Rodrygo, ambos do Real Madrid, que somam 17 gols na disputa. O Rayo, inclusive, igualou o próprio Vini, Romário e Roberto Carlos em gols na Liga dos Campeões.
Voltando a Gabriel Jesus, o mais impressionante de sua trajetória na Champions é a consistência. São 23 bolas na rede em 41 confrontos, uma média de 0,56 gol/jogo. Nem mesmo Neymar, grande goleador do Brasil no torneio, supera esse número: são 43 gols em 81 jogos, mas com média de 0,53 gol/jogo.
Para além da quantidade de gols, Gabriel Jesus demonstra na Liga dos Campeões uma eficiência incomum para os seus próprios padrões. O atacante do Arsenal precisa de apenas 106 minutos em campo para deixar sua marca na competição, o menor tempo entre atletas brasileiros em atividade na Europa. O líder nessa estatística é o lendário ítalo-brasileiro Altafini Mazzola, que marcou 24 tentos em 28 jogos e com um gol a cada 85 minutos jogados.
A título de comparação, os citados anteriormente Rodrygo e Vini Júnior ficam muito abaixo nesse quesito. O Rayo necessita de 138 minutos para marcar na Champions, enquanto Vinícius balança as redes pela competição a cada 208 minutos.
Já Neymar, artilheiro do Brasil na disputa, tem registro de um gol a cada 161 minutos disputados na Liga dos Campeões. É de Neymar, no entanto, uma marca que, agora, Gabriel Jesus tenta perseguir.
Com 10 tentos na temporada 2014/15, Ney foi o último goleador nascido em solo brasileiro na disputa. Naquele ano, o atual jogador do Al-Hilal dividiu as honras com Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Na atual edição, Jesus tem três gols e divide o topo da artilharia com outros quatro jogadores.
Fonte: Ogol
Comentários