Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Cientistas descobrem pedaço da Terra desaparecido há 155 milhões de anos

Cientistas descobrem pedaço da Terra desaparecido há 155 milhões de anos

terra

Cientistas encontraram um pedaço perdido da Terra que estava desaparecido há aproximadamente 155 milhões de anos. O continente fragmentado, batizado de Argolândia, havia se separado do continente australiano e se distanciado no tempo geológico. A revelação veio à tona graças a um grande buraco oceânico conhecido como a Planície Abissal de Argo, que apontou para a existência desse fragmento.

Contexto

Pedaço “perdido” da Terra

Recentemente, uma equipe de pesquisadores descobriu fragmentos do continente Argolândia escondidos sob muitas ilhas da região, indicando que ele se fragmentou à medida que se afastava, em vez de se mover como um único bloco. Essa descoberta foi divulgada no jornal científico Gondwana Research na última quinta-feira (19).

Se os continentes pudessem mergulhar no manto e desaparecer completamente, sem deixar vestígios geológicos na superfície da Terra, então não teríamos muita ideia de como a Terra poderia ter sido no passado geológico. Seria quase impossível criar reconstruções confiáveis dos antigos supercontinentes e da geografia da Terra em épocas passadas.

Dowe Van Hinsbergen, professor da Universidade de Utrecht e coautor do estudo

Para chegar a essas conclusões, os cientistas escavaram camadas de rocha nas ilhas do Sudeste Asiático, incluindo Sumatra, Bornéu, Sulawesi e Timor. Eles também conduziram simulações por computador de movimentos tectônicos e continentais, que apoiaram suas descobertas.

Os resultados indicam que, cerca de 250 milhões de anos atrás, a Argolândia começou a fraturar-se e a fragmentar-se, com seus fragmentos agora escondidos nas profundezas do oceano, sob as milhares de ilhas da região.

Eldert Advokaat, autor principal do estudo, descreveu o trabalho como uma verdadeira montagem de um quebra-cabeça, afirmando que “estávamos literalmente lidando com ilhas de informação, e é por isso que nossa pesquisa demorou tanto. Passamos sete anos montando o quebra-cabeça.”

A descoberta desses fragmentos da Argolândia encaixa-se perfeitamente entre os sistemas geológicos vizinhos do Himalaia e das Filipinas, adicionando mais uma peça à complexa história da evolução dos continentes da Terra. Cerca de 230 milhões de anos atrás, quando os dinossauros começaram a habitar o planeta, os continentes estavam unidos no supercontinente chamado Pangeia. Com o passar do tempo, Pangeia se dividiu, dando origem ao mundo diversificado que conhecemos hoje.

Fonte: Olhar Digital

Comentários