Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO E agora, Google? Microsoft amplia liderança nos serviços em nuvem 

E agora, Google? Microsoft amplia liderança nos serviços em nuvem 

Microsoft Azure

Após divulgar seus ótimos resultados financeiros, que foram claramente impulsionados pela força de seus produtos de inteligência artificial (IA), analistas apontam que a Microsoft já caminha para a liderança do mercado de computação em nuvem, ultrapassando a Alphabet, do Google. 

Para quem tem pressa: 

Segundo a Reuters, a análise de Wall Street apontou que na briga por espaço no mercado de nuvem, a Microsoft concentrou-se nos seus principais clientes empresariais, que já utilizam muitos dos seus serviços de software e gastam mais com a tecnologia, enquanto o Google se voltou para as startups, que atualmente estão preferindo reduzir custos. 

A demanda por inteligência artificial impulsionou o crescimento da Microsoft. A demanda entre os maiores clientes do Google foi semelhante, mas a empresa está mais exposta a clientes iniciantes e de alto crescimento, que têm sido mais agressivos com esforços de controle de custos. 

Ali Mogharabi, analista da Morningstar. 

O forte uso de IA foi responsável por um aumento de 3 pontos percentuais nos negócios de nuvem da Microsoft no trimestre que finalizou em setembro. Resultado que corrobora com declaração de Satya Nadella, CEO da big tech: ele disse que 40% das empresas da Fortune 500 (lista de maiores empresas dos EUA) estavam usando a versão de teste de seu serviço de IA “Copilot”, alimentado pela tecnologia OpenAI. 

Microsoft e Amazon nuvem
Imagem: shutterstock/Tada Images

Ascensão Microsoft e queda Alphabet? 

Com a divulgação dos resultados e a queda nas ações, a Alphabet pode perder mais de US$ 150 mil milhões do seu valor de mercado, se mantiver o ritmo de declínio. Isso baseado nos receios de que seu foco em startups e implementação mais lenta de serviços de IA estejam atrasando o impulso da tecnologia. 

Já os ganhos nas ações da Microsoft devem acrescentar cerca de US$ 100 bilhões à sua capitalização de mercado. 

A Microsoft está usando seus relacionamentos de software existentes, enquanto o Google está se apresentando como um pequeno desafiante aqui. 

Krishna Chintalapalli, gerente de portfólio da Parnassus Investments, investidora da Alphabet e da Microsoft. 

Mais sucesso para a Microsoft 

Especialistas esperam ainda que, com o lançamento de ofertas para o pacote Microsoft 365, que deve ocorrer no próximo mês, a empresa terá um índice de adoção à sua IA ainda mais alto. Já para o Cloud do Google, as coisas devem melhorar apenas após o lançamento oficial do Gemini — IA rival do GPT – 4 já está sendo testada por empresas. 

Não está claro quão difundidos são os esforços de otimização do Google Cloud e até que ponto os clientes estão na jornada, mas esperamos que esses ventos contrários persistam por pelo menos mais alguns trimestres. 

Analistas da Bernstein. 

Fonte: Olhar Digital

Comentários