As perspectivas em relação à diminuição da poluição ao redor do globo são positivas quando o assunto é energia. Um relatória apresentado pela Agência Internacional de Energia (IEA) aponta que, até 2030, as fontes de energia do mundo serão mais sustentáveis e limpas. O documento foi publicado recentemente no site oficial da organização.

As previsões da IEA:

O diretor-executivo da IEA, Fatih Birol, disse no comunicado à impressa que a tendência de aumento no uso de energias renováveis não pode ser mais parada:

A transição para a energia limpa está acontecendo em todo o mundo e é imparável. Não é uma questão de ‘se’, é apenas uma questão de ‘quando’ — e, quanto mais cedo, melhor para todos nós

Ainda há um caminho longo pela frente

Apesar de o cenário indicado pela IEA ser um bom sinal de que o mundo está indo para o caminho certo, ainda há muito o que fazer nessa estrada. A organização afirma que a transição para a energia limpa precisa ser acelerada para atingir objetivos do acordo de Paris. Em 2015, 200 país se comprometeram a reduzir o aquecimento global em cerca de 1,5º C.

Para alcançar a meta, a IEA enfatiza que os países precisaram triplicar a capacidade de geração de energia renovável em escala global e os investimentos em fontes limpas nas economias em desenvolvimento. Na contramão do plano, ainda existe a possibilidade de haver um excesso no fornecimento de gases fósseis, como o gás natural liquefeito (GNL). Desde o conflito entre a Rússia e Ucrânia, houve um aumento na produção do combustível devido ao medo da escassez de gás.

Líderes mundiais devem ser reunir em dezembro desse ano, na cidade de Dubai (Emirados Árabes Unidos), para a reunião de cúpula climática das Nações Unidas. Durante o encontro será discutido um acordo de eliminação progressiva dos combustíveis fósseis.