Cientistas confirmaram a existência de um lago de lava em vulcão localizado em ilha desabitada perto da Antártida. Satélites da NASA detectaram anomalia térmica em 2001, mas somente agora puderam confirmar a presença do lago de lava por meio de expedição ao topo do Monte Michael, um vulcão na Ilha Saunders, nas Ilhas Sandwich do Sul.
Os lagos de lava são importantes para o estudo de processos vulcânicos e são considerados laboratórios naturais. A missão tinha como objetivo coletar dados para melhorar os modelos de atividade vulcânica.
Segundo informa o Live Science, a equipe da expedição enfrentou uma série de desafios, desde navegação em mares agitados até a escalada do Monte Michael. No entanto, eles foram recompensados com a visão espetacular do vulcão ao chegarem à ilha.
Descoberta do lago de lava
“Os lagos de lava são um dos melhores laboratórios naturais que temos para estudar os processos vulcânicos”, disse Emma Nicholson, vulcanóloga e professora associada de ciências da Terra na University College London que participou da expedição, ao WordsSideKick.com. “Os lagos de lava não são permanentes; são geologicamente transitórios, por isso, quando descobrimos novo laboratório, temos de aproveitá-lo o mais rapidamente possível.”
Fonte: Olhar Digital
Comentários