O Google vai possibilitar que usuários encontrem a origem de imagem de forma mais fácil e simples, bem como o contexto em que ela foi veiculada e sites em que ela foi usada. A medida vem para ajudar a busca por informações confiáveis, em meio a onda de desinformação com o conflito Israel-Hamas.
Verificação de imagens no Google

Atualizações futuras
O recurso ainda não tem integração com algumas outras ferramentas do Google, como o Google Lens, mas isso é algo que a empresa deve trabalhar ao longo do tempo.
Além disso, segundo o site The Verge, o porta-voz do Google, Ned Adriance, já revelou que outras formas de acessar a ferramenta (para além dos três pontinhos no buscador) serão implementadas. Um delas é a opção de clicar com o botão direito em cima da imagem, no navegador Chrome; outra é deslizar para cima, no Google App.
Por enquanto, o recurso está disponível apenas para usuários do Reino Unido, mas deve ser expandido para mais países com o tempo.

Outra novidade do Google
Na mesma leva de anúncios, o Google revelou que está melhorando o recurso “Fact Check Explorer“, ferramenta dedicada a verificação de fatos a partir de imagens e URLs. A novidade ainda está na fase beta e sendo testada por verificadores e jornalistas.
Fonte: Olhar Digital
Comentários