Os adeptos do iPhone podem ou não gostar da mudança, mas o fato é que já é assim e não tem volta. Demorou, mas a Apple aposentou a porta Lightning e a substituiu por USB-C no iPhone 15. A novidade abre um caminho novo para usuários da Apple, principalmente nos quesitos conexão, acessórios e periféricos.
O iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max vão mais além, já que a porta USB-C nos modelos profissionais suporta velocidades USB-3, o que permite velocidades de transferência de dados de até 10 Gbps. Entre outras vantagens, o USB-C facilita a conexão de monitores, armazenamento externo, câmeras e carregamento usando o mesmo cabo para todos os outros dispositivos. A seguir, veja 5 acessórios que você pode ter com seu novo iPhone (e que os outros celulares tinham e você não).
Com a chegada do USB-C nos aparelhos da Apple, os acessórios também ganharam suporte para a interface e já passaram a ser vendidos oficialmente pela marca. Mas uma boa notícia é que, ao contrário do Lightning, o USB-C não é proprietário. Para carregar seu equipamento Apple, você pode usar qualquer cabo ou acessório de carregamento USB-C do mercado. Isso inclui cabos USB-C mais baratos e de diferentes estilos e comprimentos. Confira abaixo 5 acessórios para o iPhone 15 e suas vantagens.
1- Fones de ouvido com fio que funcionam em seu telefone e computador
Sim, a Apple abandonou o fone de ouvido e grande parte das pessoas passou a usar fones de ouvido sem fio Bluetooth. Mas ter a opção de conectar com fio ainda é válida e se você é desse time, usar fones de ouvido com fio no iPhone era uma tarefa incômoda. Os fones de ouvido Lightning funcionavam com o seu telefone e mais nada.
Agora ficou muito mais simples. O iPhone 15 funciona com qualquer fone de ouvido USB-C (inclusive os novos EarPods USB-C, evidentemente). Esses fones de ouvido funcionarão com qualquer computador com porta USB-C, então você pode finalmente usar os mesmos fones de ouvido com fio em seu telefone, iPad e Mac. Atualmente, um número crescente de fones de ouvido e alto-falantes de última geração também depende da conectividade USB-C.
2- Cabo para recarga de 240W com conector USB-C (2m)
Uma das opções de cabos é o cabo de dois metros e conectores USB-C nas duas pontas para recarregar, sincronizar e transferir dados entre aparelhos com USB-C. Compatível com recargas de até 240 watts e transfere dados a taxas de USB 2. Deve ser usado com conector USB-C e um adaptador de energia compatível para recarregar seus aparelhos na tomada e aproveitar a capacidade de recarga rápida.
Com USB-C no iPhone 15, você pode enviar diretamente para uma tela. Use um cabo USB-C para HDMI e mostre a tela do seu iPhone em uma TV ou monitor 4K, com espelhamento de tela. Bem mais simples do que com o Lightning, em que você só podia se conectar a monitores externos por meio de um dongle.
Se você estiver assistindo a um filme em um aplicativo de serviço de streaming de vídeo, o filme preencherá automaticamente as dimensões da TV com controles de reprodução na tela sensível ao toque. Pode exibir sua biblioteca de fotos ou fazer uma apresentação com o Keynote, é só conectar seu telefone diretamente a um projetor.
Outra dica é posicionar o iPhone como um console de jogos portátil. Com o chip A17 Pro interno, o iPhone 15 Pro pode rodar alguns jogos de última geração com alta fidelidade gráfica. Para isso, você deve emparelhar um controlador de jogo Xbox ou PlayStation, conectar seu telefone a uma TV e jogar.
3- Adaptador de energia USB-C de 20W
Opção para ter uma recarga rápida e eficiente. Pode ser usado em qualquer local, por isso é muito prático. Você conseguirá ter 50% de bateria em aproximadamente 30 minutos. Pode ser usado com o iPad Pro e o iPad Air para obter o melhor desempenho de recarga. Compatível com qualquer aparelho com USB-C.
4- Hubs multiportas
O USB-C é muito flexível e permite que dados e energia viajem pela mesma porta. Você pode carregar um único dongle, que é um hub multiportas que compreende todos os tipos de E/S. Eles são muito convenientes como acessórios para iPad e Mac e agora também funcionam com o iPhone.
Um hub 5 em 1, por exemplo, funcionará com a porta USB-3 USB-C no iPhone 15 Pro e permitirá que você se conecte a monitores externos, conecte à energia, conecte acessórios USB e um monitor externo, tudo ao mesmo tempo.
O USB-C é baseado em padrões, o que significa que tudo o que você comprar também funcionará com outros dispositivos. Você não precisa mais carregar um leitor de cartão SD Lightning especial, o mesmo periférico USB-C funcionará tão bem com seu iPhone, iPad, Mac e qualquer PC Windows ou dispositivo Android.
5- Adaptador de energia USB-C de 35W com duas portas
Esse outro tipo de adaptador permite recarregar dois aparelhos ao mesmo tempo. A Apple recomenda que seja usado com o MacBook Air. Mas também é possível usá-lo em iPhone, iPad, Apple Watch e AirPods. Dica: use esse adaptador de energia com o kit de adaptadores para viagem para recarregar em outros países.
Por que a Apple substituiu o Lightning no iPhone 15?
Se você ainda não está convencido de que a mudança foi para melhor, vamos explicar o porquê ela ocorreu. Afinal, a Apple investiu totalmente no ecossistema de portas Lightning no iPhone. Porém, já vinha adotando o USB-C aos poucos, como nos modelos Mac e iPad desde 2015 para modernizar a conectividade do PC.
Enquanto isso, o USB-C ficava cada vez mais popular no lado Android do mercado de smartphones. O fator decisivo para a mudança veio da comissão da União Europeia, que aprovou legislação para reduzir o lixo eletrônico, impondo o USB-C como conector universal para telefones. Isso significaria que a Apple teria pelo menos de fabricar um modelo especial de iPhone para o mercado europeu. Em vez disso, a empresa optou por aderir o USB-C em todos os aspectos. Mas, além da frustração dos clientes terem que trocar todos os seus cabos Lightning existentes e agora extintos, isso traz muitos benefícios.
Conecte teclados de hardware e internet com fio
Às vezes, a conexão sem fio não resolve. O USB-C no iPhone suporta quase todos os acessórios básicos que você possa imaginar, sem a necessidade de drivers especiais ou configuração adicional. É tudo plug and play. Isso significa que você pode conectar um teclado de hardware e funcionará.
Carregue outros dispositivos com a bateria do seu iPhone 15
O carregamento USB-C permite que agora você use o iPhone 15 para carregar outros acessórios. O iPhone 15 pode aceitar até 27 watts através da porta USB-C, mas também pode produzir cerca de 4,5 watts. (O Lightning só conseguia gerenciar fraquinhos 0,3 watts.).
Fonte: Olhar Digital
Comentários