O Google vai instalar cabos submarinos sob um novo acordo conjunto firmado entre Estados Unidos e Austrália. Programado para ser revelado nesta quarta-feira (25), a iniciativa fornecerá acesso à internet a pelo menos oito países remotos do Pacífico e mais de 100 mil pessoas, segundo fontes da Reuters.

O que você precisa saber

Imagem: Dragon Claws/Shutterstock

Segundo a fonte, os Estados Unidos também irão colaborar com as nações em segurança cibernética e auxílio no backup de dados em nuvem.

Vale destacar que o Google também está desenvolvendo um cabo que conecta Taiwan, a ilha independente reivindicada pela China, às Filipinas e aos EUA. A ação também acontece em meio à pressão do governo Biden por mais presença americana nos serviços de telecomunicações.

A questão é vista como fundamental para a segurança nacional, já que proporciona mais controle sobre os fluxos de informação.

Saiba mais sobre os cabos submarinos

Além da alta capacidade de transmissão dos cabos submarinos, eles atingem grandes distâncias sem necessidade de regeneração de sinal, são projetados para resistir a pressão d’água de até 8.000 m de profundidade e normalmente duram 25 anos. Entenda a importância dos cabos submarinos aqui.