Na edição do Olhar do Amanhã desta quarta-feira (25), falamos sobre um tema que já foi discutido no Olhar Digital News: a prótese biônica.
Uma mulher chamada Karin perdeu seu braço direito em acidente agrícola há mais de 20 anos. Desde então, ela lida diariamente com dores intensas no membro fantasma, recebendo pouca ajuda das próteses convencionais, que eram desconfortáveis e pouco confiáveis.
No entanto, sua vida mudou completamente quando ela recebeu uma prótese biônica inovadora. Desenvolvida por equipe multidisciplinar de engenheiros e cirurgiões, essa nova prótese proporciona a Karin funcionalidade muito maior, tornando sua vida diária mais confortável.
Para falar mais sobre o assunto, recebemos o Dr. Alvaro Machado Dias, neurocientista e colunista do Olhar Digital. Ele contou mais detalhes sobre essa tecnologia e como ela funciona.
O que foi feito foi o seguinte, você tem duas esferas, a esfera do hardware e a esfera das neurociências. Do ponto de vista do hardware, o que está mudando nessa área é que essas próteses, elas não têm mais sensores só na superfície, elas estão todas conectadas por dentro. Então a robótica delas é muito mais avançada, elas são muito mais flexíveis, conseguem fazer com que a pessoa readquira velocidade de movimentos de uma maneira fantástica.
Alvaro Machado Dias
O Olhar do Amanhã é exibido toda quarta-feira no Olhar Digital News. Acompanhe!
Fonte: Olhar Digital
Comentários