Na edição de 2023 do Salão do Automóvel de Tóquio, a mensagem das montadoras é clara: “adoramos EVs com bateria”. Inclusive, essas foram as palavras de Takero Kato, executivo encarregado dos veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês) da Toyota.

Para quem tem pressa:

No evento, que vai até 5 de novembro no Tokyo Big Sight Hall, os veículos elétricos movidos a bateria estão no centro dos palcos em praticamente todos os estandes, conforme publicado pelo TechXplore.

Veículos elétricos no Salão do Automóvel de Tóquio

Carro elétrico exibido no Salão do Automóvel de Tóquio em 2023
(Imagem: Hiro Komae/AP Photo)

A Toyota, líder na indústria automotiva japonesa, apresentou um novo conceito de carro esportivo plug-in, equipado com seu exclusivo motor rotativo. Além disso, a empresa exibiu o conceito de carro esportivo elétrico Prelude. Previsto para chegar ao mercado em 2026, conceito Lexus será movido por baterias de íons de lítio.

Já montadoras dos EUA – General Motors (GM) e Ford, por exemplo – optaram por não expor na feira, mantendo-se afastadas por alguns anos. As vendas das fabricantes estadunidenses no mercado automotivo japonês são mínimas, e têm enfrentado desafios para competir em um território onde as marcas locais ainda detêm uma influência significativa.

Enquanto isso, entre os fabricantes estrangeiros presentes, destacam-se a tradicional favorita dos japoneses, a Mercedes-Benz, e a chinesa BYD.

A Toyota, embora líder na indústria automotiva, reconhece que ficou atrás de concorrentes no desenvolvimento de veículos elétricos, como a estadunidense Tesla e a chinesa BYD. Este fato, em parte, é atribuído ao sucesso anterior da Toyota com seus modelos híbridos, principalmente o Prius, que combina um motor a gasolina e um motor elétrico.

Embora já tenha lançado o C+pod, um minúsculo carro de dois lugares, e o bZ4X, co-desenvolvido com a Subaru, como suas primeiras ofertas elétricas, a Toyota almeja acelerar nesse setor.

O Lexus LF-ZC, considerado o primeiro veículo elétrico verdadeiramente significativo da Toyota, será um teste crucial para avaliar o desempenho da empresa neste segmento.

Contexto

O segmento de veículos elétricos, embora represente uma minoria do mercado global, está crescendo rapidamente, especialmente devido às crescentes preocupações com as mudanças climáticas.

Atualmente, os veículos elétricos compõem menos de 5% do mercado automotivo no Japão, conforme dados da Agência Internacional de Energia. Nos EUA, onde a Tesla é dominante, esse número está logo abaixo de 10%.

No entanto, o presidente dos EUA, Joe Biden, está pressionando para que pelo menos 54% dos novos veículos vendidos no país sejam elétricos até 2030. Já na China, um terço dos veículos comercializados são elétricos.