Na edição de 2023 do Salão do Automóvel de Tóquio, a mensagem das montadoras é clara: “adoramos EVs com bateria”. Inclusive, essas foram as palavras de Takero Kato, executivo encarregado dos veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês) da Toyota.
Para quem tem pressa:
No evento, que vai até 5 de novembro no Tokyo Big Sight Hall, os veículos elétricos movidos a bateria estão no centro dos palcos em praticamente todos os estandes, conforme publicado pelo TechXplore.
Veículos elétricos no Salão do Automóvel de Tóquio
A Toyota, líder na indústria automotiva japonesa, apresentou um novo conceito de carro esportivo plug-in, equipado com seu exclusivo motor rotativo. Além disso, a empresa exibiu o conceito de carro esportivo elétrico Prelude. Previsto para chegar ao mercado em 2026, conceito Lexus será movido por baterias de íons de lítio.
Já montadoras dos EUA – General Motors (GM) e Ford, por exemplo – optaram por não expor na feira, mantendo-se afastadas por alguns anos. As vendas das fabricantes estadunidenses no mercado automotivo japonês são mínimas, e têm enfrentado desafios para competir em um território onde as marcas locais ainda detêm uma influência significativa.
Enquanto isso, entre os fabricantes estrangeiros presentes, destacam-se a tradicional favorita dos japoneses, a Mercedes-Benz, e a chinesa BYD.
A Toyota, embora líder na indústria automotiva, reconhece que ficou atrás de concorrentes no desenvolvimento de veículos elétricos, como a estadunidense Tesla e a chinesa BYD. Este fato, em parte, é atribuído ao sucesso anterior da Toyota com seus modelos híbridos, principalmente o Prius, que combina um motor a gasolina e um motor elétrico.
Embora já tenha lançado o C+pod, um minúsculo carro de dois lugares, e o bZ4X, co-desenvolvido com a Subaru, como suas primeiras ofertas elétricas, a Toyota almeja acelerar nesse setor.
O Lexus LF-ZC, considerado o primeiro veículo elétrico verdadeiramente significativo da Toyota, será um teste crucial para avaliar o desempenho da empresa neste segmento.
Contexto
O segmento de veículos elétricos, embora represente uma minoria do mercado global, está crescendo rapidamente, especialmente devido às crescentes preocupações com as mudanças climáticas.
Atualmente, os veículos elétricos compõem menos de 5% do mercado automotivo no Japão, conforme dados da Agência Internacional de Energia. Nos EUA, onde a Tesla é dominante, esse número está logo abaixo de 10%.
No entanto, o presidente dos EUA, Joe Biden, está pressionando para que pelo menos 54% dos novos veículos vendidos no país sejam elétricos até 2030. Já na China, um terço dos veículos comercializados são elétricos.
Fonte: Olhar Digital
Comentários