A Motorola lançou o Moto Unplugged, um aplicativo para ajudar o usuário a diminuir seu “tempo de tela” (quanto tempo passa usando o celular). Por meio deste app, dá para “travar” a maioria dos aplicativos – de joguinhos e redes sociais, por exemplo – o que, em tese, facilitaria deixar o aparelho de lado por um tempo.
Para quem tem pressa:
A princípio, o app novo da Motorola chegou apenas para o Razr 40 e o Razr 40 Ultra, os celulares dobráveis mais recentes da marca. Mas o recurso deve chegar a outros modelos da fabricante nos próximos meses.
Moto Unplugged (e um recurso parecido no Android)
Existem outras ferramentas para o usuário limitar seu “tempo de tela” – nativas do Android, inclusive – mas a vantagem do Moto Unplugged é a personalização. Nele, o usuário consegue escolher a janela de tempo do bloqueio e os aplicativos que poderão ser usados nela.
Quando o bloqueio passa a valer, a tela inicial muda, exibindo apenas os aplicativos liberados pelo próprio usuário na configuração. No entanto, ele não é definitivo. Se rolar alguma emergência, por exemplo, dá para encerrar a sessão por meio do PIN.
Ficou interessado neste recurso, mas não tem um Razr 40 nem algum outro modelo da Motorola? A boa notícia é que o Android tem um recurso parecido, chamado Tempo de Uso. E ele é nativo do sistema – ou seja, está disponível para celulares de outras marcas, como Samsung e Xiaomi.
Nele, você define um período máximo de uso de algum aplicativo e, depois disso, ele é bloqueado até 23:59 do mesmo dia. Assim, a ferramenta pode te ajudar a manter o foco em outras partes do uso do celular – por exemplo: em apps de criatividade ou produtividade.
Além disso, dá para usar o Tempo de Uso do Android para bloquear aplicativos sensíveis, como os de banco. Isso porque quando você define o tempo de uso de um app para zero, ele fica bloqueado. Para os precavidos, é uma camada a mais de segurança na hora de sair de casa, caso o celular seja roubado ou perdido.
Fonte: Olhar Digital
Comentários