Na última terça-feira (24), a SpaceX realizou um “ensaio geral” para o lançamento do megafoguete Starship, considerado o mais poderoso atualmente. No teste, feito no Texas, o veículo espacial foi abastecido com combustível criogênico para verificar se há vazamentos e demais problemas. As informações são do Space.com.
A ocasião também serviu para verificar o Super Heavy, foguete propulsor que faz o lançamento da espaçonave. No vídeo divulgado no Twitter é possível ver os dois veículos sendo testados.
“Starship e Super Heavy foram carregados com mais de 10 milhões de libras [mais de 4,5 milhões de quilos] de propelente hoje em um ensaio semelhante a um voo antes do lançamento”, escreveu a empresa no X (antigo Twitter).
Em outra postagem, a SpaceX anunciou que aguarda uma aprovação regulatória da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), mas o veículo está pronto para o segundo voo de teste.
O primeiro lançamento da Starship e do Super Heavy foi realizado em 20 de abril, no Texas (EUA). A empresa planejou um voo de aproximadamente 90 minutos. Mas toda a “aventura” durou cerca de 4 minutos. O estágio inicial do veículo não se separou do restante da estrutura, causando a explosão do foguete.
O fracasso do voo levou a FAA a realizar uma extensa investigação sobre os problemas da nave. A análise finalizada no início de setembro revelou 63 ações corretivas para a SpaceX.
Recentemente, Elon Musk, dono da empresa, disse que seguiu todas as orientações para o segundo lançamento.
Fonte: Olhar Digital
Comentários