Veja alguns destaques da edição desta quinta-feira (26)

Brasil e Espanha irão criar o maior mapa 3D do Universo

Você viu aqui no Olhar Digital News que pesquisadores brasileiros e espanhóis se juntaram para uma missão espacial: lá na Espanha, um super telescópio vai observar a fundo o céu para mapear milhões de estrelas e galáxias. Esse trabalho tem como objetivo entender o mistério do Universo e a natureza da energia escura. Para falar mais sobre o assunto, recebemos Raul Abramo, Ph.D. pela Brown University, nos Estados Unidos, atualmente professor titular do Instituto de Física da USP. Também esteve conosco o doutor em astrofísica Renato Dupke, Diretor Científico e Investigador Principal do projeto no Brasil.

Seu Direito Digital: o caso Gradiente vs Apple

O Supremo Tribunal Federal vai julgar no plenário físico o caso que envolve uma disputa entre a Apple e a brasileira Gradiente pelo direito de exclusividade da marca “iPhone” aqui no país. O que está em jogo e o que diz a lei brasileira? Assunto para Leandro Alvarenga!

Cientistas descobrem pedaço da Terra desaparecido há 155 milhões de anos

Cientistas encontraram um pedaço perdido da Terra que estava desaparecido há aproximadamente 155 milhões de anos. O continente fragmentado, batizado de Argolândia, havia se separado do continente australiano e se distanciado no tempo geológico. A revelação veio à tona graças a um grande buraco oceânico conhecido como a Planície Abissal de Argo, que apontou para a existência desse fragmento.

Cosmonautas encontram “bolha de amônia” ao investigar vazamento pelo lado de fora da estação espacial

No início deste mês, o sistema de refrigeração de um módulo russo da Estação Espacial Internacional (ISS) apresentou um significativo vazamento de gás. Conforme noticiado pelo Olhar Digital, dois cosmonautas (designação para astronautas da Rússia) fizeram uma caminhada espacial nesta quarta-feira (25) para inspecionar o compartimento pelo lado de fora.

Reino Unido criará primeiro instituto de segurança de IA do mundo 

O Reino Unido anunciou nesta quinta-feira (26) que criará o primeiro instituto de segurança de inteligência artificial (IA) do mundo, conforme relatou a Reuters. Comunicado ocorre uma semana antes da primeira cúpula mundial sobre os riscos da IA, liderada pela Grã-Bretanha. 

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!